Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unisantos.br/handle/tede/112
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Bueno, Edna Maria Gomes da Silva | - |
dc.creator.ID | CPF:33270570872 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9824037323614787 | por |
dc.contributor.advisor1 | Saviani, Nereide | - |
dc.contributor.advisor1ID | CPF:37785664820 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1203911603561619 | por |
dc.date.accessioned | 2015-02-04T21:22:10Z | - |
dc.date.available | 2008-03-13 | - |
dc.date.issued | 2007-06-01 | - |
dc.identifier.citation | BUENO, Edna Maria Gomes da Silva. A dimensão pedagógica do papel do diretor na gestão escolar : análise do progestão - programa de capacitação a distância para gestores escolares da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. 2007. 244 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.unisantos.br/handle/tede/112 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por objetivo analisar a dimensão pedagógica do papel do diretor de escola, a partir dos documentos do Progestão Programa de Capacitação a Distância para Gestores Escolares e das avaliações de diretores cursistas de escolas de educação básica da rede estadual de ensino de uma cidade da região metropolitana da grande São Paulo. Trata-se de pesquisa documental, pelos procedimentos técnicos da análise de conteúdo, que investiga os sentidos atribuídos pelos propositores do programa e pelos diretores cursistas sobre a educação escolar, o papel do diretor no desenvolvimento do processo pedagógico, a gestão democrática da escola e a importância de participação da comunidade escolar e local na vida da escola. A discussão é feita à luz de contribuições teóricas de Dermeval Saviani e de outros autores, na perspectiva histórico-crítica. O estudo permite apreender relações de proximidade e de contradição entre as formulações presentes nos diversos materiais do Progestão e destas com o posicionamento dos diretores cursistas, expresso nas avaliações analisadas. Assim, por meio dos sentidos atribuídos pelos diretores cursistas à estrutura do programa é possível perceber os pontos facilitadores e dificultadores da discussão e solução dos problemas que afetam o desenvolvimento do trabalho pedagógico da escola, ou seja, da condução da essência de seu trabalho, o ensinar e o aprender. | por |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Católica de Santos | por |
dc.publisher.department | Educação e Formação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | Católica de Santos | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | orogestão | por |
dc.subject | dimensão pedagógica da gestão escolar | por |
dc.subject | papel do diretor na gestão da escola | por |
dc.subject | participação | por |
dc.subject | projeto Pedagógico. | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | A dimensão pedagógica do papel do diretor na gestão escolar : análise do progestão - programa de capacitação a distância para gestores escolares da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Edna Maria Gomes da Silva Bueno .pdf | 1.21 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.