TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/112
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBueno, Edna Maria Gomes da Silva-
dc.creator.IDCPF:33270570872por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9824037323614787por
dc.contributor.advisor1Saviani, Nereide-
dc.contributor.advisor1IDCPF:37785664820por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1203911603561619por
dc.date.accessioned2015-02-04T21:22:10Z-
dc.date.available2008-03-13-
dc.date.issued2007-06-01-
dc.identifier.citationBUENO, Edna Maria Gomes da Silva. A dimensão pedagógica do papel do diretor na gestão escolar : análise do progestão - programa de capacitação a distância para gestores escolares da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. 2007. 244 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007.por
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/112-
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo analisar a dimensão pedagógica do papel do diretor de escola, a partir dos documentos do Progestão Programa de Capacitação a Distância para Gestores Escolares e das avaliações de diretores cursistas de escolas de educação básica da rede estadual de ensino de uma cidade da região metropolitana da grande São Paulo. Trata-se de pesquisa documental, pelos procedimentos técnicos da análise de conteúdo, que investiga os sentidos atribuídos pelos propositores do programa e pelos diretores cursistas sobre a educação escolar, o papel do diretor no desenvolvimento do processo pedagógico, a gestão democrática da escola e a importância de participação da comunidade escolar e local na vida da escola. A discussão é feita à luz de contribuições teóricas de Dermeval Saviani e de outros autores, na perspectiva histórico-crítica. O estudo permite apreender relações de proximidade e de contradição entre as formulações presentes nos diversos materiais do Progestão e destas com o posicionamento dos diretores cursistas, expresso nas avaliações analisadas. Assim, por meio dos sentidos atribuídos pelos diretores cursistas à estrutura do programa é possível perceber os pontos facilitadores e dificultadores da discussão e solução dos problemas que afetam o desenvolvimento do trabalho pedagógico da escola, ou seja, da condução da essência de seu trabalho, o ensinar e o aprender.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Santospor
dc.publisher.departmentEducação e Formaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsCatólica de Santospor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectorogestãopor
dc.subjectdimensão pedagógica da gestão escolarpor
dc.subjectpapel do diretor na gestão da escolapor
dc.subjectparticipaçãopor
dc.subjectprojeto Pedagógico.por
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA dimensão pedagógica do papel do diretor na gestão escolar : análise do progestão - programa de capacitação a distância para gestores escolares da Secretaria de Educação do Estado de São Paulopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Edna Maria Gomes da Silva Bueno .pdf1.21 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.