Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unisantos.br/handle/tede/114
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Filho, Renato Hugo de Felice | - |
dc.creator.ID | CPF:03380884860 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9772454646504898 | por |
dc.contributor.advisor1 | Abdalla, Maria de Fátima Barbosa | - |
dc.contributor.advisor1ID | CPF:67205089891 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7099315868609771 | por |
dc.date.accessioned | 2015-02-04T21:22:11Z | - |
dc.date.available | 2008-04-30 | - |
dc.date.issued | 2007-06-27 | - |
dc.identifier.citation | FILHO, Renato Hugo de Felice. O professor e suas representações : como sua imagem é vista no cotidiano da sala de aula. 2007. 229 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.unisantos.br/handle/tede/114 | - |
dc.description.resumo | O presente estudo procura compreender os desafios que os professores enfrentam ao longo de toda sua formação profissional. O aprimoramento profissional, devendo ser constante, atravessa altos e baixos. São essas oscilações, refletidas na imagem que o professor apresenta no cotidiano da sala de aula, tanto no campo pessoal/profissional quanto no campo social, que serão analisadas ao longo deste estudo. Essa pesquisa tem por objetivo fazer-se conhecer e entender as representações vividas pelos professores na composição de sua identidade profissional. Procurar saber como eles se vêem e são vistos nestas representações. Para entender como as representações são construídas, buscou-se o apoio de Lefebvre (1980, 1983, 1991), Bakhtin (1986, 1990, 1992) e Bourdieu (1998, 2000, 2001, 2004). E, para compreender como essas representações ajudam na composição da identidade dos profissionais da educação, os autores consultados foram: Nóvoa (1995), Abdalla (2000, 2002, 2003, 2004, 2006) e Libâneo (2001, 2002). Elegeu-se a sala de aula como lócus de investigação dessa pesquisa. Foi na sala de aula que se observou o cotidiano de dois professores da rede pública. Procurou-se (re)conhecer a identidade desses dois professores, através da imagem refletida, do habitus e daquilo que foi dito ou não-dito. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa de abordagem qualitativa, usando como procedimentos metodológicos a observação de dois professores em sala de aula, entrevistas semi-estruturadas com nove professores e questionários aplicados a dois professores e cinqüenta e dois alunos. Após a leitura de todo esse material, foram elaboradas categorias de análise. Essas categorias, sendo o principal material deste estudo, foram organizadas da seguinte maneira: Identidade, Linguagem e Habitus, observando, em cada categoria, as dimensões Pessoal, Atitudinal e Didático-Pedagógica. Este estudo procurou trazer para discussão alguns conceitos teóricos que podem ajudar a compreender a composição da identidade, através das práticas educacionais e da construção de novas imagens e posturas profissionais. Enfim, a pesquisa desenvolvida mostra como o professor, no processo de educar e se (re)educar, de se posicionar profissionalmente, frente aos desafios do processo educativo, vai construindo a identidade profissional, de maneira inconsciente, em seu próprio tempo, apoiando-se, principalmente, na prática docente, sem se fazer muitos questionamentos sobre a representação de sua imagem em sala de aula ou sobre o contexto social, no qual essa prática encontra-se inserida. | por |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Católica de Santos | por |
dc.publisher.department | Educação e Formação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | Católica de Santos | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | representação docente | por |
dc.subject | identidade profissional | por |
dc.subject | cotidiano na sala de aula | por |
dc.subject | linguagem. | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | O professor e suas representações : como sua imagem é vista no cotidiano da sala de aula | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Renato Hugo de Felice Filho.pdf | 1.04 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.