TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/121
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCasati, Marcelo Vasques-
dc.creator.IDCPF:10612678814por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7314339906532773por
dc.contributor.advisor1Mazzilli, Sueli-
dc.contributor.advisor1IDCPF:02778221816por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2968698836617593por
dc.date.accessioned2015-02-04T21:22:13Z-
dc.date.available2008-05-07-
dc.date.issued2008-02-26-
dc.identifier.citationCASATI, Marcelo Vasques. Pós-Graduação em Educação : lugar da formação para a docência do professor universitário de educação física. 2008. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008.por
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/121-
dc.description.resumoA formação para o trabalho docente no ensino superior, que é oferecida em nível de pós-graduação nem sempre abrange estudos sobre o conhecimento da área de saber a que se destinam estes programas. Embora os saberes que constituem o trabalho docente não se restrinjam aos processos formais escolares, os Programas de Pós Graduação em Educação constituem-se em espaços privilegiados de formação, pela possibilidade de reflexão e aprofundamento que oferecem aos professores que a eles acorrem. Partindo desta premissa, esta pesquisa visou conhecer e analisou as contribuições do processo formativo em Programas de Pós-Graduação em Educação para professores universitários de Educação Física. Para tanto, analisou o que pensam e como avaliam os docentes universitários de Educação Física da cidade de Santos, que passaram por processos formativos em Programas de Pós-Graduação em Educação, e como esses conhecimentos influenciaram suas concepções e práticas pedagógicas. Este estudo orientou-se por uma abordagem qualitativa de pesquisa, que valorizou os processos de produção do fenômeno investigado (e não apenas seus produtos), valendo-se de entrevistas semi-estruturadas, que permitiram obter depoimentos sob a forma de narrativas, como procedimento para coleta de dados. Como bases teóricas para analisar os saberes docentes do professor universitário, apoiamo-nos em Maurice Tardif e Maria Isabel da Cunha. Procurou-se realçar, a partir dos depoimentos dos professores, não apenas as mudanças visíveis, constatáveis pela prática, mas também as intencionalidades contidas nos depoimentos, que revelam mudanças no modo de conceber o trabalho docente. Nesta perspectiva, os professores pesquisados apontaram os seguintes aspectos como diferenciais decorrentes do processo de formação no Mestrado em Educação: qualidade das relações interpessoais: relação com os alunos e com os pares; organização e gestão do trabalho pedagógico: planejamento e ações pedagógicas; processo de avaliação: caráter formativo; importância da formação continuada. É possível reconhecer nos depoimentos dos professores a ocorrência de processos formativos a partir da relação entre os conhecimentos teóricos e as práticas cotidianas Ao final deste estudo, conclui-se pela validade da formação do professor universitário em Programas de Pósgraduação em Educação, pela possibilidade que estes programas oferecem aos docentes de compreender suas trajetórias formativas na perspectiva das práticas acadêmicas, em sua historicidade e circunstâncias.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Santospor
dc.publisher.departmentEducação e Formaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsCatólica de Santospor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectdocência no ensino superiorpor
dc.subjectformação do professor de educação físicapor
dc.subjectpreparação profissionalpor
dc.subjectprogramas de pós-graduação em Educação.por
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePós-Graduação em Educação : lugar da formação para a docência do professor universitário de educação físicapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcelo Casati.pdf696 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.