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https://tede.unisantos.br/handle/tede/122
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Skitnevsky, Maria Vera Pereira | - |
dc.creator.ID | CPF:01823110827 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5356210229393239 | por |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Maria Apparecida Franco | - |
dc.contributor.advisor1ID | CPF:001891841 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1870166959217314 | por |
dc.date.accessioned | 2015-02-04T21:22:13Z | - |
dc.date.available | 2008-05-07 | - |
dc.date.issued | 2008-02-29 | - |
dc.identifier.citation | SKITNEVSKY, Maria Vera Pereira. O desafio das relações entre escola e comunidade : E.E. Profª Gracinda Maria Ferreira, da Cidade de Santos (1986-1997). 2008. 257 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.unisantos.br/handle/tede/122 | - |
dc.description.resumo | A presente dissertação para obtenção do grau de mestre no Programa de Pós-Graduação da UNISANTOS sob o título: O desafio das relações entre escola e comunidade: EE Profª. Gracinda Maria Ferreira, da cidade de Santos (1986-1997) tem como objetivo verificar as ações dos educadores da escola na consecução de projetos pedagógicos voltados para a concretização das relações comunitárias e das ações políticas dos eixos oficiais de participação (Associação de Pais e Mestres, Conselho de Escola e Grêmio Estudantil), considerando a inserção da escola junto ao residencial Conjunto dos Estivadores. Os referenciais teóricos foram baseados em: Vitor Henrique Paro, sobre a participação da comunidade na escola; Maria da Glória Marcondes Gohn sobre os conceitos de comunidade escolar, comunidade educativa e poder territorial; Juan Bordenave sobre os conceitos gerais de participação; Moacir Gadotti e Paolo Nosella sobre a noção de escola unitária. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, documental e iconográfica do acervo escolar e do Conjunto dos Estivadores; entrevistas abertas e semi-abertas e pesquisa de campo. Foram importantes em especial, os Planos Escolares, as atas de reuniões dos eixos de participação e as entrevistas, de um lado com líderes dos Estivadores e membros da comunidade; e de outro com equipe pedagógica. Concluiu-se que as relações entre escola e comunidade se deram através das ações pedagógicas de projetos; que a participação se deu nos limites das políticas educacionais do Estado, embora a gestão tenha se pautado pela criticidade pedagógica; porém, o estudo aponta para a necessidade urgente da participação democrática da comunidade nas decisões escolares. | por |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Católica de Santos | por |
dc.publisher.department | Educação e Formação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | Católica de Santos | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | escola | por |
dc.subject | comunidade | por |
dc.subject | participação | por |
dc.subject | ações pedagógicas. | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | O desafio das relações entre escola e comunidade : E.E. Profª Gracinda Maria Ferreira, da Cidade de Santos (1986-1997) | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
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