TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
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dc.creatorSkitnevsky, Maria Vera Pereira-
dc.creator.IDCPF:01823110827por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5356210229393239por
dc.contributor.advisor1Pereira, Maria Apparecida Franco-
dc.contributor.advisor1IDCPF:001891841por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1870166959217314por
dc.date.accessioned2015-02-04T21:22:13Z-
dc.date.available2008-05-07-
dc.date.issued2008-02-29-
dc.identifier.citationSKITNEVSKY, Maria Vera Pereira. O desafio das relações entre escola e comunidade : E.E. Profª Gracinda Maria Ferreira, da Cidade de Santos (1986-1997). 2008. 257 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008.por
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/122-
dc.description.resumoA presente dissertação para obtenção do grau de mestre no Programa de Pós-Graduação da UNISANTOS sob o título: O desafio das relações entre escola e comunidade: EE Profª. Gracinda Maria Ferreira, da cidade de Santos (1986-1997) tem como objetivo verificar as ações dos educadores da escola na consecução de projetos pedagógicos voltados para a concretização das relações comunitárias e das ações políticas dos eixos oficiais de participação (Associação de Pais e Mestres, Conselho de Escola e Grêmio Estudantil), considerando a inserção da escola junto ao residencial Conjunto dos Estivadores. Os referenciais teóricos foram baseados em: Vitor Henrique Paro, sobre a participação da comunidade na escola; Maria da Glória Marcondes Gohn sobre os conceitos de comunidade escolar, comunidade educativa e poder territorial; Juan Bordenave sobre os conceitos gerais de participação; Moacir Gadotti e Paolo Nosella sobre a noção de escola unitária. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, documental e iconográfica do acervo escolar e do Conjunto dos Estivadores; entrevistas abertas e semi-abertas e pesquisa de campo. Foram importantes em especial, os Planos Escolares, as atas de reuniões dos eixos de participação e as entrevistas, de um lado com líderes dos Estivadores e membros da comunidade; e de outro com equipe pedagógica. Concluiu-se que as relações entre escola e comunidade se deram através das ações pedagógicas de projetos; que a participação se deu nos limites das políticas educacionais do Estado, embora a gestão tenha se pautado pela criticidade pedagógica; porém, o estudo aponta para a necessidade urgente da participação democrática da comunidade nas decisões escolares.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Santospor
dc.publisher.departmentEducação e Formaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsCatólica de Santospor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectescolapor
dc.subjectcomunidadepor
dc.subjectparticipaçãopor
dc.subjectações pedagógicas.por
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO desafio das relações entre escola e comunidade : E.E. Profª Gracinda Maria Ferreira, da Cidade de Santos (1986-1997)por
dc.typeDissertaçãopor
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