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https://tede.unisantos.br/handle/tede/125
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Galvanese, Ricardo Costa | - |
dc.creator.ID | CPF:07658542873 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3408153688132316 | por |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Sonia Maria Ribeiro de | - |
dc.contributor.advisor1ID | CPF:75425416849 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0279403938101555 | por |
dc.date.accessioned | 2015-02-04T21:22:14Z | - |
dc.date.available | 2008-07-03 | - |
dc.date.issued | 2008-04-15 | - |
dc.identifier.citation | GALVANESE, Ricardo Costa. Ética e educação : o implícito moral da atividade pedagógica. 2008. 208 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.unisantos.br/handle/tede/125 | - |
dc.description.resumo | O presente texto tem como objetivo possibilitar uma reflexão sistemática sobre as conexões entre ética e educação, no contexto sociológico do predomínio moderno da racionalidade cogntivo-instrumental sobre a racionalidade comunicativa (conforme a teoria de Jürgen Habermas); na perspectiva psicológica do processo de desenvolvimento do raciocínio moral (de acordo com a caracterização proposta por Lawrence Kohlberg) e no âmbito da compreensão antropológico-filosófica do complexo processo de personalização do ser humano (fundamentada na abordagem de Immanuel Mounier). Procurou-se, então, indagar sobre como os professores, em escolas públicas de Santos, percebem, na sua atuação pedagógica, a dimensão moral da educação. Para isto foram analisados os procedimentos implícitos e explícitos, por eles empregados, em termos de sua eficiência (do ponto de vista didático), de sua relevância (quanto à prioridade profissional) e de suas tendências (no âmbito pedagógico), a partir das indicações que estes profissionais fornecem sobre o seu próprio fazer pedagógico-moral. A pesquisa indicou que há uma interferência indevida das demandas do sistema social no processo pedagógico, que faz com que a dimensão moral deste seja prejudicada: os imperativos de perpetuação do modo de produção capitalista se sobrepõem às exigências de pleno desenvolvimento dos alunos enquanto pessoas. A educação moral deixa, então, de ser uma prioridade profissional. Porém, apesar de relegada a um segundo plano, a educação moral permanece na prática pedagógica em tendências e em procedimentos que não são propriamente compatíveis com o grau de desenvolvimento do raciocínio moral dos educandos, comprometendo a eficiência da ação educativa na sua função personalizadora. | por |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Católica de Santos | por |
dc.publisher.department | Educação e Formação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | Católica de Santos | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | ética e educação | por |
dc.subject | tendências pedagógico-morais | por |
dc.subject | desenvolvimento do raciocínio moral | por |
dc.subject | personalismo | por |
dc.subject | racionalidade comunicativa | por |
dc.subject | sistema e mundo da vida. | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Ética e educação : o implícito moral da atividade pedagógica | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
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