TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
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dc.creatorGalvanese, Ricardo Costa-
dc.creator.IDCPF:07658542873por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3408153688132316por
dc.contributor.advisor1Souza, Sonia Maria Ribeiro de-
dc.contributor.advisor1IDCPF:75425416849por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0279403938101555por
dc.date.accessioned2015-02-04T21:22:14Z-
dc.date.available2008-07-03-
dc.date.issued2008-04-15-
dc.identifier.citationGALVANESE, Ricardo Costa. Ética e educação : o implícito moral da atividade pedagógica. 2008. 208 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008.por
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/125-
dc.description.resumoO presente texto tem como objetivo possibilitar uma reflexão sistemática sobre as conexões entre ética e educação, no contexto sociológico do predomínio moderno da racionalidade cogntivo-instrumental sobre a racionalidade comunicativa (conforme a teoria de Jürgen Habermas); na perspectiva psicológica do processo de desenvolvimento do raciocínio moral (de acordo com a caracterização proposta por Lawrence Kohlberg) e no âmbito da compreensão antropológico-filosófica do complexo processo de personalização do ser humano (fundamentada na abordagem de Immanuel Mounier). Procurou-se, então, indagar sobre como os professores, em escolas públicas de Santos, percebem, na sua atuação pedagógica, a dimensão moral da educação. Para isto foram analisados os procedimentos implícitos e explícitos, por eles empregados, em termos de sua eficiência (do ponto de vista didático), de sua relevância (quanto à prioridade profissional) e de suas tendências (no âmbito pedagógico), a partir das indicações que estes profissionais fornecem sobre o seu próprio fazer pedagógico-moral. A pesquisa indicou que há uma interferência indevida das demandas do sistema social no processo pedagógico, que faz com que a dimensão moral deste seja prejudicada: os imperativos de perpetuação do modo de produção capitalista se sobrepõem às exigências de pleno desenvolvimento dos alunos enquanto pessoas. A educação moral deixa, então, de ser uma prioridade profissional. Porém, apesar de relegada a um segundo plano, a educação moral permanece na prática pedagógica em tendências e em procedimentos que não são propriamente compatíveis com o grau de desenvolvimento do raciocínio moral dos educandos, comprometendo a eficiência da ação educativa na sua função personalizadora.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Santospor
dc.publisher.departmentEducação e Formaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsCatólica de Santospor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectética e educaçãopor
dc.subjecttendências pedagógico-moraispor
dc.subjectdesenvolvimento do raciocínio moralpor
dc.subjectpersonalismopor
dc.subjectracionalidade comunicativapor
dc.subjectsistema e mundo da vida.por
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleÉtica e educação : o implícito moral da atividade pedagógicapor
dc.typeDissertaçãopor
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