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https://tede.unisantos.br/handle/tede/1261
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Silva, Nadja Ferreira da | - |
dc.creator.ID | 246.646.828-08 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8898046663206819 | por |
dc.contributor.advisor1 | Monfredini, Ivanise | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4534611937031694 | por |
dc.contributor.referee1 | Monfredini, Ivanise | - |
dc.contributor.referee2 | Bruna, Gilda Collet | - |
dc.contributor.referee3 | Pereira, Maria Apparecida Franco | - |
dc.date.accessioned | 2015-04-27T12:06:32Z | - |
dc.date.issued | 2015-03-25 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Nadja Ferreira da. Um estudo da coordenadoria de educação ambiental de Praia Grande como política de meio ambiente. 2015. 174 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2015. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.unisantos.br/handle/tede/1261 | - |
dc.description.resumo | As questões ambientais do mundo contemporâneo passam a serem debatidas a partir da Declaração da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano realizada na cidade de Estocolmo, Suécia em 1972. Durante a Conferência foram discutidas ações que orientassem para uma educação ambiental. Tais questões foram ratificadas em 1977, durante a Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental realizada na cidade de Tbilisi, Geórgia. No Brasil os temas relacionados a educação ambiental perpassam pelos assuntos discutidos nas conferências mundiais, porém com maior visibilidade a partir de 1998, com os Parâmetros Curriculares Nacionais - Temas Transversais, nos quais se abordam seis eixos temáticos, entre eles o meio ambiente. A proposta está em integrar e compor a interdisciplinaridade junto a temática dos componentes curriculares, de forma que fortaleça as condições para uma conscientização socioambiental. Fundada em 1996 a Coordenadoria de Educação Ambiental (CEA) em Praia Grande, São Paulo, desenvolve suas atividades a partir do ano letivo de 1997, sendo pioneira na região da Costa da Mata Atlântica, tendo por base projetos que priorizam a educação ambiental. Sendo assim, a presente pesquisa pretende investigar e analisar a relação dos projetos educativos desenvolvidos pela CEA com as demandas da política pública municipal. O estudo utiliza pesquisa documental realizada nos processos arquivados junto a Prefeitura da Estância Balneária de Praia Grande, onde foi possível encontrar recortes de jornais com divulgação dos projetos, fotografias das atividades desenvolvidas e as relações dos projetos com a demanda social. Entre outros, a pesquisa tem suporte teórico para analisar as questões socioambientais nos seguintes autores: Coimbra (1985), (2002) e (2014); Leff (2009) e Sachs (2007). Para discutir a questão da interdisciplinaridade e o conceito de educação ambiental nas escolas foram utilizados os seguintes autores: Carvalho (2008); Morin (2000) e Pelicioni (2014). Apoia-se também nos trabalhos de Philippi Jr. e Bruna (2014) e Ueno e Natal (2014) que discorrem sobre a questão das políticas públicas de meio ambiente e o conceito de gestão ambiental. A análise foi realizada com entrevistas entre professores e coordenadores da CEA, a fim de coletar dados pertinentes às questões da atuação da Coordenadoria de Educação Ambiental e a relação de seus projetos com as políticas públicas do município. | por |
dc.description.abstract | Environmental issues in the contemporary world have been discussed since the Declaration of the United Nations Conference on the Human Environment, in Stockholm, Switzerland, 16th June 1972. During this Conference, topics that would guide for Environmental Education were discussed. Such topics were ratified in 1977, during the Intergovernmental Conference on Environmental Education in Tbilisi, Georgia. In Brazil, topics related to environmental education entwine those discussed in world conferences, but ¿ more notoriously ¿ as from 1998, with the National Curriculum Parameters ¿ Transversal Themes, upon which six main themes are approached and among these, environmental education. The parameters propose to integrate and compose interdisciplinary along with the topics of curriculum components, in such a way it can strengthen the conditions for social and environmental awareness. The Coordination Office for Environmental Education (CEE), established in 1996 in the town of Praia Grande, São Paulo, started its activities in the school year of 1997 as a Pioneer in the Atlantic Forest coast to have Environmental Education in its foundation. Therefore, this research paper investigates and analyzes the relations between the educational projects developed by the CEE, with the municipal public policies demands. The research was made by the means of document research, carried out on the Closed Files at the City Hall in Praia Grande, where it was possible to find excerpts from newspapers that promoted such projects, along with images and registry of all previous activities, as well as how these projects related to social demand. Among other authors, in order to analyze social environmental issues, this research counts with the theoretical support from: Coimbra (1985), (2002) e (2014); Leff (2009) and Sachs (2007). In order to discuss interdisciplinary and the concept of environmental education at schools, the following authors were studied: Carvalho (2008a) e (2008b); Morin (2000) e Pelicioni (2014). Philippi Jr. and Bruna (2014) and Ueno and Natal (2014) also provided information on the matter of environmental public policies as well as the concept of Environmental Management. The analysis was carried out through interviews with teachers and coordinators at the CEE, in order to collect substantial data concerning the operational issues of the CEE, and how its projects relate to the town¿s public policies. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Católica de Santos | por |
dc.publisher.department | Centro de Ciências da Educação e Comunicação | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | Católica de Santos | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Educação | por |
dc.relation.references | SILVA, Nadja Ferreira da. Um estudo da coordenadoria de educação ambiental de Praia Grande como política de meio ambiente. 2015. 174 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2015. | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | educação ambiental; interdisciplinaridade; política pública | por |
dc.subject | environmental education; interdisciplinary; public policy | eng |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Um estudo da coordenadoria de educação ambiental de Praia Grande como política de meio ambiente | por |
dc.title.alternative | A study on the coordination of environmental education in the city of Praia Grande as environment policy | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
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Nadja Ferreira da Silva.pdf | Dissertação_Mestrado em Educação | 2.68 MB | Adobe PDF | View/Open |
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