TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
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dc.creatorJúnior, Waldemar de Oliveira-
dc.creator.IDCPF:22497196834por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4222830516242872por
dc.contributor.advisor1Martins, Angela Maria-
dc.contributor.advisor1IDCPF:89099257872por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0347666367331379por
dc.date.accessioned2015-02-04T21:22:15Z-
dc.date.available2008-06-25-
dc.date.issued2008-05-14-
dc.identifier.citationJNIOR, Waldemar de Oliveira. A formação do professor para a educação profissional de nível médio : tensões e (in)tenções. 2008. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008.por
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/127-
dc.description.resumoEste estudo integra projeto maior intitulado gestão de escolas: políticas e práticas, sob coordenação da profª Drª Ângela Maria Martins. Analisa questões que afetam a formação pedagógica e sua implicação na atuação de professores de educação profissional de nível médio. apresenta como objeivos: analisar o perfil profissional e de escolaridade de professores de educação profissinal de três cursos técnicos de nível médio da Escola SENAI Mário Amato, localizada em São Bernardo do Campo-SP; discuitr seus anseios e expectativas; verificar que peso atribuem à própria formação pedagógica, além de tentar identificar temas relevantes para a formação do professor de Educação Profissional. Para tanto, lançamos mão da metodologia de estudo de caso. As referências teóricas que norteam este trabalho são Maurice Tardif, Philippe Meirieu, Claude Lessard,Philippe Perrenoud e Marguerite Altet. Na tentativa de compreender melhor a conjuntura atual da Educação Profissional e, como parte dela, a questão mais específica da formação dos docentes, realizamos uma breve pesquisa da evolução histórica da aprendizagem das profissõesno Brasil, tendo como base obras de Bérbara Weinstein, Edgard Carone, Luis Carlos Vilalta e Luis Antonio Cunha. Aspectos históricos da legislação pertinente à Educação Profissional e sua discussão na atualidade têm como referencial neste trabalho autores como Francisco Aparecido Cordão e Acácia Kuenzer. A análise dos dados obtidos nas entrevistas indica as expectativas dos professores do ensino técnico, destacando-se que estes valorizam o acesso à formação pedagógica, mas revelam o desejo de ver as especificidades da Educação Profissional discutidas nessa formação. As respostas apontam para a necessidade de uma formação mais centrada na comunicação, na diática, nas técnicas de planejamento e nas esperiências de aprendizagem (teórico-práticas), mas podem-se captar tensões que revelam, também, a necessidade de ampliação da dimensão humanística na formação do professor de tecnologia.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Santospor
dc.publisher.departmentEducação e Formaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsCatólica de Santospor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação profissionalpor
dc.subjectensino técnico, formação de professorespor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA formação do professor para a educação profissional de nível médio : tensões e (in)tençõespor
dc.typeDissertaçãopor
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