TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Saúde Coletiva
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dc.creatorRodrigues, Sheila da Costa-
dc.creator.ID930.410.044-53por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2955490455409827por
dc.contributor.advisor1Martins, Lourdes Conceição-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6226806718300375por
dc.contributor.referee1Martins, Lourdes Conceição-
dc.contributor.referee2Garcia, Maria Lúcia Bueno-
dc.contributor.referee3Pereira, Luiz Alberto Amador-
dc.date.accessioned2015-04-28T14:18:28Z-
dc.date.issued2013-10-08-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Sheila da Costa. Avaliação das intervenções de educação em saúde sobre gravidez na adolescência e doenças sexualmente transmissíveis em duas escolas do Município de Patos-PB. 2013. 108 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Catolica de Santos, Santos, 2013.por
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/1283-
dc.description.resumoIntrodução: A sexualidade é muito importante na fase da adolescência. A gravidez e as doenças sexualmente transmissíveis tornam-se, então, um problema nesta fase da vida. A gravidez na adolescência hoje é considerada um problema de saúde pública por acarretar problemas sociais e psicológicos. Objetivo: Avaliar as Intervenções de Educação em Saúde sobre Gravidez na Adolescência e Doenças Sexualmente Transmissíveis em duas Escolas do Município de Patos¿PB. Metodologia: Estudo de intervenção com amostra não probabilística por conveniência com 108 alunos do 8º e 9º ano, de duas escolas, selecionadas de acordo com os critérios de inclusão, sendo uma particular e outra municipal da cidade de Patos (PB). Foram realizadas 04 oficinas de cada tema e os alunos, identificados por codinomes, foram avaliados antes e após a realização das oficinas. Foi realizada a análise descritiva de todas as variáveis do estudo, os testes de Quiquadrado, McNemar e dos sinais. Resultados: Observa-se que a amostra é homogênea com relação a distribuição por sexo, ano escolar e cor. Apreende-se, pelo teste de Qui-quadrado, a existência de uma associação significativa entre escolas e renda (p<0,05), predominando uma renda equivalente a um salário mínimo. Para quem estuda em escola estadual. Com relação a religião, na escola particular prevalece a religião católica (p<0,05). Observa-se, pelo teste de McNemar uma mudança de conhecimento sobre alguns métodos contraceptivos tanto na escola particular quanto na escola estadual (p<0,05).Conclusão: Devido ao aumento de conhecimento percebe-se uma efetividade das intervenções aplicadas, entendendo a necessidade de uma continuidade dessa intervenções. Espera-se que esses alunos tornem-se multiplicadores em saúde e dessa forma contribua para obter melhores resultados nesses índices de saúde.por
dc.description.abstractIntroduction: sexuality is very important at the stage of adolescence. Pregnancy and sexually transmitted diseases become a problem at this stage of life. Teenage pregnancy today is considered a public health problem causing social and psychological problems Objective: Evaluate health education interventions on teen pregnancy and sexually transmitted Diseases in two schools in the city of Patos ¿ PB. Methodology: intervention study with non-probability sample of convenience with 108 students in the 8th and 9th year of two schools, selected according to the inclusion criteria, being a particular and another Hall of the city of Patos (PB). 04 were held workshops in each theme and students, identified by codenames were assessed before and after the workshops. Descriptive analysis was performed of all variables of the study, the Chi-square test, McNemar and signals. Results: It is observed that the sample is homogeneous with respect to distribution by sex, grade and color. The Chi-square test, the existence of a significant association between schools and income (p < 0.05) with an income equivalent to the minimum wage. For those who study in State school. With respect to religion, in particular school prevails the Catholic religion (p < 0.05). It is observed, the McNemar test a change of knowledge about some contraceptive methods both in private school and in the non-private School (p < 0.05). Conclusion: Due to the increase of knowledge is an effectiveness of interventions implemented, understanding the need for a continuum of interventions. It is expected that these students become multipliers in health and in this way contribute to better results in these health indices.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Santospor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Saúdepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsCatólica de Santospor
dc.publisher.programMestrado em Saúde Coletivapor
dc.relation.referencesRODRIGUES, Sheila da Costa. Avaliação das intervenções de educação em saúde sobre gravidez na adolescência e doenças sexualmente transmissíveis em duas escolas do Município de Patos-PB. 2013. 108 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Catolica de Santos, Santos, 2013.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação; saúde; adolescentes; DST; gravidez na adolescenciapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVApor
dc.titleAvaliação das intervenções de educação em saúde sobre gravidez na adolescência e doenças sexualmente transmissíveis em duas escolas do Município de Patos-PBpor
dc.typeDissertaçãopor
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