TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/131
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorValeiras, Ana Paula Nunes Viveiros-
dc.creator.IDCPF:05917291802por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0408816862688229por
dc.contributor.advisor1Mazzilli, Sueli-
dc.contributor.advisor1IDCPF:02778221816por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2968698836617593por
dc.date.accessioned2015-02-04T21:22:16Z-
dc.date.available2008-08-19-
dc.date.issued2007-06-22-
dc.identifier.citationVALEIRAS, Ana Paula Nunes Viveiros. Aprendendo e ensinando : o que pensam os agentes comunitários de saúde sobre sua formação continuada /. 2007. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007.por
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/131-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objeto de estudo a formação continuada dos Agentes Comunitários de Saúde que assistem moradores dos bairros do Macuco e Estuário, na região portuária de Santos. A investigação buscou conhecer e analisar o que pensam os Agentes Comunitários de Saúde sobre a formação continuada que lhes vem sendo oferecida e que necessidades formativas gostariam de ver contempladas nestes cursos. Parte-se da premissa que a formação continuada destes profissionais é de fundamental importância e que o elemento significativo para o sucesso da formação é a abordagem pedagógica, enquanto possibilidade de entrelaçar dialeticamente conteúdo e método. Para alcançar os objetivos propostos nesta investigação, foram efetuadas análises documentais e entrevistas com os ACS dentro deste processo. O estudo teve início com a aplicação um questionário aos 30 Agentes Comunitários de Saúde que compunham a equipe dos bairros estudados, egressos de treinamento INICIAL e que já atuam no campo de trabalho, no intuito de conhecer o perfil daqueles profissionais. Em seguida, para conhecer o que os profissionais gostariam de ver contemplado nos processos formativos, que respondesse às suas reais necessidades que se apresentam no cotidiano do trabalho, foi realizado um grupo focal, para o qual foram selecionados aleatoriamente dez Agentes Comunitários de Saúde, advindos do grupo inicial estudado. Para o desenvolvimento do estudo, valemo-nos de autores como Tardif, Gadotti, Freire e Baudoin, que têm tomado a formação de educadores como objeto de estudo. Ao final desta investigação foi possível verificar que a formação continuada oferecida a estes profissionais não leva em consideração a prática cotidiana, distanciando-se das demandas que se apresentam para estes profissionais no cotidiano do trabalho. Acreditamos que a formação continuada deveria buscar a aprendizagem a partir da problematização da prática, dos problemas e necessidades trazidos por eles próprios, visando o desenvolvimento de perfis profissionais orientados pelas necessidades da população. Espera-se que este estudo posse contribuir, de um lado, com os estudos sobre a formação de professores e profissionais de saúde e de outro, subsidiar o aperfeiçoamento dos projetos de inclusão social.por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Santospor
dc.publisher.departmentEducação e Formaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsCatólica de Santospor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação e saúdepor
dc.subjectagente comunitário de saúdepor
dc.subjectformação continuadapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAprendendo e ensinando : o que pensam os agentes comunitários de saúde sobre sua formação continuada /por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Paula Valeiras.pdf519.24 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.