Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://tede.unisantos.br/handle/tede/140
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Novaes, Elaine Zipoli Martinez | - |
dc.creator.ID | CPF:07551261818 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5534987363912560 | por |
dc.contributor.advisor1 | Saviani, Nereide | - |
dc.contributor.advisor1ID | CPF:37785664820 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1203911603561619 | por |
dc.date.accessioned | 2015-02-04T21:22:20Z | - |
dc.date.available | 2008-10-21 | - |
dc.date.issued | 2008-08-15 | - |
dc.identifier.citation | NOVAES, Elaine Zipoli Martinez. O coordenador pedagógico em escolas públicas da rede municipal de Santos/SP : contribuições nas questões da avaliação na etapa inicial do ensino fundamental. 2008. 198 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.unisantos.br/handle/tede/140 | - |
dc.description.resumo | O trabalho tem por objetivos pesquisar e analisar se, e como, o coordenador pedagógico orienta os professores sobre aspectos teóricos e normativos referentes à avaliação da aprendizagem e quais as suas contribuições para o desenvolvimento das práticas avaliativas. A metodologia da pesquisa, de abordagem qualitativa, tem como fonte primária depoimentos de coordenadores pedagógicos e professoras que atuam no Ensino Fundamental I, em escolas municipais de Santos / SP e, como fontes secundárias, documentos oficiais LDB e legislação sobre currículo e avaliação, em níveis federal, estadual e municipal bem como documentos elaborados ao nível das próprias unidades escolares selecionadas. Os depoimentos foram obtidos por meio de questionário e entrevista, aberta e semi-estruturada. A análise e a discussão dos dados foram feitos à luz de contribuições teóricas sobre funções do coordenador pedagógico e avaliação da aprendizagem, discutindo-se de que maneira se processa a avaliação, quais os instrumentos utilizados, o tipo de envolvimento (ou não) do coordenador pedagógico na elaboração e aplicação dessas avaliações, assim como suas contribuições na verificação, discussão e redirecionamento do processo pedagógico face aos resultados obtidos. A pesquisa vincula-se ao Projeto Currículo e Avaliação em Instituições Educacionais da Baixada Santista, sob coordenação da Orientadora, Profa. Dra, Nereide Saviani. | por |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Católica de Santos | por |
dc.publisher.department | Educação e Formação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | Católica de Santos | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | coordenação pedagógica | por |
dc.subject | avaliação da aprendizagem | por |
dc.subject | etapa inicial do ensino fundamental | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | O coordenador pedagógico em escolas públicas da rede municipal de Santos/SP : contribuições nas questões da avaliação na etapa inicial do ensino fundamental | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Elaine Zipoli Novaes.pdf | 860.72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.