TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/140
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNovaes, Elaine Zipoli Martinez-
dc.creator.IDCPF:07551261818por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5534987363912560por
dc.contributor.advisor1Saviani, Nereide-
dc.contributor.advisor1IDCPF:37785664820por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1203911603561619por
dc.date.accessioned2015-02-04T21:22:20Z-
dc.date.available2008-10-21-
dc.date.issued2008-08-15-
dc.identifier.citationNOVAES, Elaine Zipoli Martinez. O coordenador pedagógico em escolas públicas da rede municipal de Santos/SP : contribuições nas questões da avaliação na etapa inicial do ensino fundamental. 2008. 198 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008.por
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/140-
dc.description.resumoO trabalho tem por objetivos pesquisar e analisar se, e como, o coordenador pedagógico orienta os professores sobre aspectos teóricos e normativos referentes à avaliação da aprendizagem e quais as suas contribuições para o desenvolvimento das práticas avaliativas. A metodologia da pesquisa, de abordagem qualitativa, tem como fonte primária depoimentos de coordenadores pedagógicos e professoras que atuam no Ensino Fundamental I, em escolas municipais de Santos / SP e, como fontes secundárias, documentos oficiais LDB e legislação sobre currículo e avaliação, em níveis federal, estadual e municipal bem como documentos elaborados ao nível das próprias unidades escolares selecionadas. Os depoimentos foram obtidos por meio de questionário e entrevista, aberta e semi-estruturada. A análise e a discussão dos dados foram feitos à luz de contribuições teóricas sobre funções do coordenador pedagógico e avaliação da aprendizagem, discutindo-se de que maneira se processa a avaliação, quais os instrumentos utilizados, o tipo de envolvimento (ou não) do coordenador pedagógico na elaboração e aplicação dessas avaliações, assim como suas contribuições na verificação, discussão e redirecionamento do processo pedagógico face aos resultados obtidos. A pesquisa vincula-se ao Projeto Currículo e Avaliação em Instituições Educacionais da Baixada Santista, sob coordenação da Orientadora, Profa. Dra, Nereide Saviani.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Santospor
dc.publisher.departmentEducação e Formaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsCatólica de Santospor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectcoordenação pedagógicapor
dc.subjectavaliação da aprendizagempor
dc.subjectetapa inicial do ensino fundamentalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO coordenador pedagógico em escolas públicas da rede municipal de Santos/SP : contribuições nas questões da avaliação na etapa inicial do ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Elaine Zipoli Novaes.pdf860.72 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.