TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/143
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCaputo, Melissa Mendes Serrão-
dc.creator.IDCPF:61834386853por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2397509396471939por
dc.contributor.advisor1Pereira, Maria Apparecida Franco-
dc.contributor.advisor1IDCPF:001891841por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1870166959217314por
dc.date.accessioned2015-02-04T21:22:22Z-
dc.date.available2008-10-22-
dc.date.issued2008-06-05-
dc.identifier.citationCAPUTO, Melissa Mendes Serrão. Eunice Caldas : uma voz feminina no silêncio da história (1879-1967). 2008. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008.por
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/143-
dc.description.resumoO ramo da historiografia dedico à Educação - e seus desdobramentos através das questões de gênero, de literatura e das práticas e culturas escolares - tem fomentado inúmeros trabalhos acadêmicos compro,etidos com o reescrever da história do magistério, principalmente do século XIX em diante. Neste contexto, a presente pesquisa visa à recuperação de uma história de pioneirismo na educação, marcada pela atuação da professora Eunice Peregrina de Caldas (1879-1967) no magistério e refletida na literatura, através de suas obras publicadas. Fundadora, em 1902, da sucursal santista da Associação Feminina Beneficiente e Instutiva de São Paulo, criada pela professora Anália Franco Bastos, para a elevação cultural da mulher; diretora, no mesmo ano, do 1º Grupo Escolar de Santos ""Cesário Bastos"", Eunice Caldas legou uma vasta obra literária que abrange desde peças teatrais, poesias e livros infantins a publicações de cunho didático. Este estudo teve o apoio, principalmente do acervo documental do Liceu Feminino Santista, do Museu Vital Brazil e de acervo particular de RosaEsteves e Anna Glória; das obras dos grandes historiadores da educação brasileira (Diana G. Vidal, Luciano Mendes Faria Filho, Rosa Fa´tima de Souza, Jane Soares de Almeida); das especialistas em literautra feminina e infantil, como Maria de Lourdes Eleutério, Nelly Coelho, Marisa Thereza C.C. Bernardes, entre outras; dos estudos de gênero e educação, como Susan Besse, Maria Clementina P. Cunha, Maria Christina S. de Souza Campos. Esta pesquisa foi completada com entrevistas orais abertas. Ivestigando a articulaçao de Eunice Caldas pelos currículos literários de sua época e analisando as idéias de educação e de concepção da mulher desenvolvidas em seus livros, principalmente ""Scenas Domesticas"" e ""Inezilha Braz"", conseguimos alcançar grande parte dos objetivos desta pesquisa, considerando o pensamento enunciado sobre educação consoante com algumas das diversas idéais difundidas na Primeira República.por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Santospor
dc.publisher.departmentEducação e Formaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsCatólica de Santospor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectprimeira repúblicapor
dc.subjecteducação femininapor
dc.subjectmulheres de letras, romances pedagógicospor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEunice Caldas : uma voz feminina no silêncio da história (1879-1967)por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Melissa Mendes.pdf17.42 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.