Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unisantos.br/handle/tede/146
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Siqueira, Maria Lucia | - |
dc.creator.ID | CPF:06787284888 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3738344990343981 | por |
dc.contributor.advisor1 | Granjo, Maria Helena Bittencourt | - |
dc.contributor.advisor1ID | CPF:36030406868 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8104155715073656 | por |
dc.date.accessioned | 2015-02-04T21:22:23Z | - |
dc.date.available | 2008-10-24 | - |
dc.date.issued | 2008-08-24 | - |
dc.identifier.citation | SIQUEIRA, Maria Lucia. A implantação da Escola da Fundação Instituto Tecnológico de Osasco : história da Instituição nas suas primeiras décadas de funcionamento (1969-1989). 2008. 220 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.unisantos.br/handle/tede/146 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho consiste em um estudo de História da Educação, mais precisamente de História de Instituições Escolares, cujo objeto de pesquisa é a Escola de Educação Básica da Fundação Instituto Tecnólogico de Osasco, que inicialmente recebeu o nome de Colégio Infustrial do Instituto Tecnológico de Osasco. Essa escola iniciou as suas atividades no ano de 1969, oferecendo o ensino de 2º grau concomitante ao ensino técnico. Foram inspirações principais desse trabalho, o histotiador Carlo Ginsburg, por sua forma especial de trabalhar com a História e Ester Buffa, por seu trabalho no campo de História de Institutições. Através da análise de documentos, entrevistas com professores, diretores, coordenadores e co o ex-prefeito que criou essa instituição de ensino, além da aplicação de questionários que tiveram como meta ouvir ex-alunos, procurou-se desvendar a história dessa institutoção no munícipio de Osasco, em suas duas primeiras décadas de funcionamento (1969-1989). Foram analisados asoectos do contexto em que se deu a criação da esola, o prédio onde ela foi instalada, os sujeitos envolvidos no cotidiano escolar: os membros do Conselho Diretor, responsável pela gestão financeira e administrativa da fundação, os diretores, mestres e alunos. Por trata-se de uma escola técnica procurou-se enfocar a dimensão pedagógica do ensino profissional. | por |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Católica de Santos | por |
dc.publisher.department | Educação e Formação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | Católica de Santos | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | educação | por |
dc.subject | historia da instituição | por |
dc.subject | estudo de caso da fundação instituto tecnológico de Osasco | por |
dc.subject | ensino profissional. | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | A implantação da Escola da Fundação Instituto Tecnológico de Osasco : história da Instituição nas suas primeiras décadas de funcionamento (1969-1989) | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Maria Siqueira.pdf | 5.7 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.