TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/147
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCarvalho, Andréia Santana de-
dc.creator.IDCPF:30063303825por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4228020868949763por
dc.contributor.advisor1Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro-
dc.contributor.advisor1IDCPF:47595426804por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3600560690195448por
dc.contributor.referee1Saviani, Nereide-
dc.contributor.referee1IDCPF:37785664820por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1203911603561619por
dc.date.accessioned2015-02-04T21:22:23Z-
dc.date.available2009-04-16-
dc.date.issued2008-08-15-
dc.identifier.citationCARVALHO, Andréia Santana de. Formação de professores polivalentes : um estudo a partir das práticas pedagógicas dos cursos normais paulistas na década de 1950 e 1960. 2008. 258 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008.por
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/147-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo compreender as práticas pedagógicas da disciplina de Prática de Ensino estimuladas nos cursos Normais do Estado de São Paulo nas décadas de 1950 e 1960. Foi de extrema importância para este estudo contextualizar de maneira breve a história dos cursos Normais no Estado de São Paulo. Isso, por sua vez, possibilitou a compreensão de vários avanços e, também, de ranços que a formação inicial de professores polivalentes enfrenta até hoje. Para realizar o presente estudo utilizei entrevistas semi-estruturadas com ex-normalistas que estudaram nas décadas de 1950 e 1960. Analisei depoimentos e documentos da época, tanto coletados no momento das entrevistas, quanto junto ao Centro de Memória da Universidade de São Paulo. Ao ponderar os discursos das exnormalistas, suas falas, lembranças, memórias e registros documentais pude compreender a importância da inter-institucionalização entre a preparação de professores polivalentes e as classes do ensino primário anexas aos cursos Normais, estabelecendo assim uma unidade entre os pressupostos teóricos e as práticas pedagógicas, fruto de uma construção coletiva. Nessa perspectiva, esse trabalho de pesquisa focou sua atenção em dados que emergiram da articulação dos diferentes tipos de análise de coleta de dados e assim realçou alguns aspectos que me pareceram fundamentais na tessitura dos antigos cursos Normais: a importância da orientação e supervisão da professora de Prática de Ensino; a relevância pedagógica das normalistas conhecerem a realidade escolar primária; a importância das normalistas planejarem e ministrarem aulas nas classes do ensino primário anexas aos cursos Normais sob a avaliação da professora de Prática de Ensino e de outras normalistas; a relevância da professora de Prática de Ensino e das normalistas analisarem coletivamente as regências de aulas em diferentes disciplinas ministradas por cada normalista no ensino primário, avaliando o domínio de conteúdo, as estratégias pedagógicas, os materiais didáticos, a postura da normalista para a (re) construção identitária da docência polivalente, possibilitando, assim, vislumbrar possíveis maneiras para se alcançar a tão almejada profissionalização.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Santospor
dc.publisher.departmentEducação e Formaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsCatólica de Santospor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectpráticas pedagógicaspor
dc.subjectprática de ensinopor
dc.subjectformação inicial de professores polivalentespor
dc.subjectcursos normais.por
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleFormação de professores polivalentes : um estudo a partir das práticas pedagógicas dos cursos normais paulistas na década de 1950 e 1960por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Andreia Santana de Carvalho.pdf5.53 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.