TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
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dc.creatorCampelo, Leandro Fabrício-
dc.creator.IDCPF:03579659650por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4259391337891846por
dc.contributor.advisor1Gilberto, Irene Jeanete Lemos-
dc.contributor.advisor1IDCPF:07090765849por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4561982821271774por
dc.date.accessioned2015-02-04T21:22:25Z-
dc.date.available2009-09-16-
dc.date.issued2009-03-23-
dc.identifier.citationCAMPELO, Leandro Fabrício. Territórios virtuais : reflexões sobre educação a distância numa lista de discussão de geografia. 2009. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2009.por
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/154-
dc.description.resumoNos últimos anos, houve um significativo aumento de cursos de licenciatura em Geografia a distância, oferecidos por Instituições de Ensino Superior, públicas e particulares. Este trabalho tem como objeto uma lista online de Geografia da qual participaram profissionais, professores e estudiosos de Geografia e buscou investigar as percepções dos participantes da lista sobre educação a distância como modalidade de ensino. A Listageografia é considerada neste trabalho como um território virtual, espaço de comunicação e de debate entre profissionais de Geografia que pertencem a essa comunidade virtual. O trabalho toma como referência o conceito de território, de Santos e Haesbaert, fundamentando-se também em Lévy, Rheingold, Moraes, Belloni, dentre outros pesquisadores que investigaram o tema da educação a distância e as comunidades virtuais. Para a compreensão do conceito de território virtual, a pesquisa retomou estudos sobre listas de discussão online, a partir dos quais desenvolveu uma análise da questão, com vistas a situar a presente pesquisa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que, com base na análise das mensagens, busca conhecer as percepções dos participantes da listageografia sobre questões da formação do professor de geografia na modalidade a distância. Para o estudo dos documentos postados na lista, procedeu-se à análise de conteúdo das mensagens sobre educação a distância, especificamente aquelas enviadas por participantes mais presentes na discussão. Os resultados da pesquisa apontaram aspectos relevantes sobre a forma como os listeiros percebem a educação a distância nos processos formativos e o significado dessa modalidade de ensino na Geografia.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Santospor
dc.publisher.departmentEducação e Formaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsCatólica de Santospor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação a distânciapor
dc.subjectlista de discussãopor
dc.subjectterritórios virtuaispor
dc.subjectensino de geografia.por
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleTerritórios virtuais : reflexões sobre educação a distância numa lista de discussão de geografiapor
dc.typeDissertaçãopor
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