Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unisantos.br/handle/tede/154
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Campelo, Leandro Fabrício | - |
dc.creator.ID | CPF:03579659650 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4259391337891846 | por |
dc.contributor.advisor1 | Gilberto, Irene Jeanete Lemos | - |
dc.contributor.advisor1ID | CPF:07090765849 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4561982821271774 | por |
dc.date.accessioned | 2015-02-04T21:22:25Z | - |
dc.date.available | 2009-09-16 | - |
dc.date.issued | 2009-03-23 | - |
dc.identifier.citation | CAMPELO, Leandro Fabrício. Territórios virtuais : reflexões sobre educação a distância numa lista de discussão de geografia. 2009. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2009. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.unisantos.br/handle/tede/154 | - |
dc.description.resumo | Nos últimos anos, houve um significativo aumento de cursos de licenciatura em Geografia a distância, oferecidos por Instituições de Ensino Superior, públicas e particulares. Este trabalho tem como objeto uma lista online de Geografia da qual participaram profissionais, professores e estudiosos de Geografia e buscou investigar as percepções dos participantes da lista sobre educação a distância como modalidade de ensino. A Listageografia é considerada neste trabalho como um território virtual, espaço de comunicação e de debate entre profissionais de Geografia que pertencem a essa comunidade virtual. O trabalho toma como referência o conceito de território, de Santos e Haesbaert, fundamentando-se também em Lévy, Rheingold, Moraes, Belloni, dentre outros pesquisadores que investigaram o tema da educação a distância e as comunidades virtuais. Para a compreensão do conceito de território virtual, a pesquisa retomou estudos sobre listas de discussão online, a partir dos quais desenvolveu uma análise da questão, com vistas a situar a presente pesquisa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que, com base na análise das mensagens, busca conhecer as percepções dos participantes da listageografia sobre questões da formação do professor de geografia na modalidade a distância. Para o estudo dos documentos postados na lista, procedeu-se à análise de conteúdo das mensagens sobre educação a distância, especificamente aquelas enviadas por participantes mais presentes na discussão. Os resultados da pesquisa apontaram aspectos relevantes sobre a forma como os listeiros percebem a educação a distância nos processos formativos e o significado dessa modalidade de ensino na Geografia. | por |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Católica de Santos | por |
dc.publisher.department | Educação e Formação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | Católica de Santos | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | educação a distância | por |
dc.subject | lista de discussão | por |
dc.subject | territórios virtuais | por |
dc.subject | ensino de geografia. | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Territórios virtuais : reflexões sobre educação a distância numa lista de discussão de geografia | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Leando Campelo.pdf | 1.17 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.