TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
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dc.creatorPereira, Ana Maria-
dc.creator.IDCPF:05509674865por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0684796835218081por
dc.contributor.advisor1Granjo, Maria Helena Bittencourt-
dc.contributor.advisor1IDCPF:36030406868por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8104155715073656por
dc.date.accessioned2015-02-04T21:22:27Z-
dc.date.available2009-09-17-
dc.date.issued2007-09-24-
dc.identifier.citationPEREIRA, Ana Maria. A educação no cotidiano popular : um estudo das diferenças entre os modos de educar da família e da escola. 2007. 195 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007.por
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/158-
dc.description.resumoEsse trabalho integra a linha de pesquisa Instituições Educacionais, História e Processos de Gestão e tem por objeto de estudo as práticas educativas dos moradores do Conjunto Residencial Tancredo Neves, situado no bairro Cidade Náutica, em São Vicente, litoral de São Paulo, local onde atuo como professora da rede pública estadual. A problematização parte de questionamentos relacionados ao contexto do qual fazem parte as escolas públicas que atendem a alunos de camadas populares. O objetivo é conhecer para desvendar as lógicas educativas do contexto sócio-familiar para melhor compreender seus modos de realização e atuar com eles em busca de um processo educativo escolar de maior qualidade. A pesquisa constitui-se de fonte orais, documentais e de material iconográfico, com análise fundamentada nas teorias desenvolvidas por CERTEAU (1994) e (2002), SANTOS (2006), THIN (2006) e THIN e MILLET (2001). As condições físicas e ambientais do conjunto não dispõem de uma variedade de recursos de lazer e educação. No entanto, os responsáveis pela educação das crianças procuram inseri-los num contexto cultural mais amplo, por meio das escolas públicas instaladas no interior do conjunto. Entretanto, o jogo de forças econômicas, culturais e de lazer produz confrontos entre as lógicas educativas da escola e com a da família, resultando, muitas vezes, na desapropriação da autoridade dos pais. Nos casos mais graves, a criança é prejudicada inclusive no processo escolar, marcado por rupturas e descontinuidades. Compreendemos que os conflitos entre as lógicas educativas relacionam-se a falta de clareza quanto ao domínio de cada âmbito educativo e de seus limites nos modos de educar.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Santospor
dc.publisher.departmentEducação e Formaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsCatólica de Santospor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectcotidianopor
dc.subjectcamadas popularespor
dc.subjectpráticas educativaspor
dc.subjectfamíliapor
dc.subjectescolapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA educação no cotidiano popular : um estudo das diferenças entre os modos de educar da família e da escolapor
dc.typeDissertaçãopor
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