TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/1641
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorQuaranta, Silvia Cinelli-
dc.creator.ID087.315.128-36eng
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9781394716907762eng
dc.contributor.advisor1Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3600560690195448eng
dc.contributor.referee1Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro-
dc.contributor.referee2Gilberto, Irene Jeanete Lemos-
dc.contributor.referee3Betti, Mauro-
dc.date.accessioned2015-08-07T13:30:57Z-
dc.date.issued2015-02-27-
dc.identifier.citationQUARANTA, Silvia Cinelli. Professores de educação física na educação infantil: dificuldades, dilemas e possibilidades. 2015. 282 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2015.eng
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/1641-
dc.description.resumoInstigada pelas observações de anos de trabalho na orientação de professores de Educação Física na Educação Infantil, indagar como os professores de Educação Física percebem suas práticas pedagógicas no segmento tornou-se objeto de estudo desta pesquisa. Apesar de a disciplina ser componente curricular obrigatório da Educação Básica, para ministrar aulas de Educação Física, não é obrigatória a presença do profissional especialista na Educação Infantil, o que gera discussões formativas, legais, sociais e conceituais. Investigar e conhecer as dificuldades que esses profissionais enfrentam em sua prática na Educação Infantil; compreender o dilema que perpassa a sua formação; investigar possibilidades para a prática pedagógica do professor de Educação Física na Educação Infantil nas escolas municipais de Praia Grande são os objetivos específicos desta pesquisa. A pesquisa de cunho qualitativo contou com a participação de 23 dos 44 professores de Educação Física, que atuaram em escolas municipais na cidade de Praia Grande (São Paulo), com crianças de quatro e cinco anos de idade, as quais frequentavam a Pré-escola no ano de 2013. Para aprofundar os dados coletados nos questionários, dois professores foram entrevistados. A pesquisa dividiu-se em cinco fases: a pesquisa antes da pesquisa, a pesquisa bibliográfica, a aplicação e análise do questionário, as entrevistas e a análise dos dados, em que foi utilizada a hermenêuticadialética, com o apoio da técnica de análise de conteúdo para o tratamento dos dados da pesquisa. A análise dos dados possibilitou perceber que, apesar da formação inicial não preparar o professor de Educação Física para ministrar aula na Educação Infantil, a maioria dos professores consegue superar essa dificuldade através da experiência, da pesquisa, da troca com colegas e do apoio da equipe técnica. As principais dificuldades encontradas pelos professores de Educação Física para ministrar aula no segmento são a formação que não tem na Educação Infantil um foco de estudo, a falta de espaço físico e a falta de conhecimento sobre a criança, mas mesmo diante de condições nem sempre favoráveis, os professores de Educação Física declaram sentir prazer em trabalhar com o segmento.eng
dc.description.abstractAfter several years of coaching and observing Kindergarten Physical Education (PE) teachers, I was led to question how these professionals perceive their teaching practice in the area which became the object of the present study. Although Physical Education is a compulsory component of the Basic Education curriculum, it is not mandatory to have a PE teacher in the Preschool, which starts arguments regarding initial training, legal, social and conceptual aspects on the matter. The specific objectives of this study are as follows: to investigate and get acquainted with the difficulties that these professionals face during their practice in Preschool Education; to understand the dilemma which pervades their initial training; to investigate possibilities to the PE teaching practice in Preschool in city public schools in the town of Praia Grande, São Paulo. The research, of qualitative approach in its essence, had the participation of twenty-three, from the total of forty-four PE teachers, who work in city public schools in Praia Grande (São Paulo state), dealing with 4-5 year-old children, who attended Preschool in 2013. After collecting data through questionnaires, two teachers were selected to be further interviewed in order to could acquire more information. The research was divided into five phases: the research before the research itself; bibliographic research; applying and analyzing the questionnaire; interviews and data analysis, in which the hermeneuticdialectical approach was used, supported by the content analysis technique to deal with the data from the research. Data analysis enabled the perception that, even though undergraduate programs on Physical Education do not train their students to become Preschool PE teachers, most of these teachers find ways to overcome this difficulty through experience, research, exchanging information with their peers and getting support from the technical team. The greatest difficulties faced by PE teachers in order to perform their classes in this segment include coping with initial training, which does not focus on Preschool, the absence of areas in the schools to give their classes and lack of knowledge about children. However, even having to deal with working conditions which are not always favorable, Physical Education teachers state that working on this segment is quite pleasurable.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESeng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Católica de Santoseng
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Educação e Comunicaçãoeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsCatólica de Santoseng
dc.publisher.programMestrado em Educaçãoeng
dc.relation.referencesQUARANTA, Silvia Cinelli. Professores de educação física na educação infantil: dificuldades, dilemas e possibilidades. 2015. 282 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2015.eng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjecteducação física; educação infantil; práticas pedagógicas; praia grandepor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOeng
dc.titleProfessores de educação física na educação infantil: dificuldades, dilemas e possibilidadeseng
dc.typeDissertaçãoeng
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Silvia Cinelli Quaranta.pdfMestrado em Educação2.25 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.