TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/1661
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPereira, Fabiana Golz Ribeiro-
dc.creator.ID277.215.988-42eng
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0542230109829238eng
dc.contributor.advisor1Martins, Maria Angélica Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1539707598644879eng
dc.contributor.referee1Martins, Maria Angélica Rodrigues-
dc.contributor.referee2Gimenes, Nelson Antonio Simões-
dc.contributor.referee3Abdalla, Maria de Fátima Barbosa-
dc.date.accessioned2015-08-07T14:45:23Z-
dc.date.issued2014-06-25-
dc.identifier.citationPEREIRA, Fabiana Golz Ribeiro. Avaliação institucional na educação básica como apoio ao desenvolvimento profissional docente: uma análise a partir da formação de professoras-estudantes do PARFOR. 2014. 72 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2014.eng
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/1661-
dc.description.resumoTrata-se de pesquisa articulada a outras pesquisas e estudos desenvolvidos pelo Projeto OBEDUC/Capes, intitulado ¿Políticas de Formação de Professores: implicações, desafios e perspectivas para a constituição da identidade profissional e para as práticas pedagógicas¿. Busca analisar as potencialidades da avaliação institucional como uma alternativa de formação continuada para professores egressos de cursos de formação inicial e de iniciativas variadas de formação contínua. Focaliza professoras-estudantes de um curso de Pedagogia subsidiado pelo PARFOR (Plano Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica) realizado na Universidade Católica de Santos. Examina crônicas de autoavaliação produzidas por treze delas. A pesquisa está dividida em três capítulos. O primeiro trata de avaliação e avaliação institucional e fundamenta-se em DIAS SOBRINHO (2003, 2011), BRANDALISE (2010), VIANNA (2000), FERNANDES (2010), FREITAS E OUTROS (2009) e outros. O segundo capítulo relaciona atuais políticas de formação docente no Brasil, com destaque ao PARFOR, e discorre sobre formação e profissionalidade docente, apoiando-se em TARDIF (2005), AZZI (1999), GATTI, BARRETO, ANDRE (2011), IMBERNÓN (2009), ABDALLA (2005) e outros. O terceiro capítulo analisa as potencialidades educativas da avaliação institucional confrontando-as com o proposto sobre profissionalidade docente, desenvolvimento profissional docente e com depoimentos das professoras-estudantes constantes nas crônicas. As análises indicam que as formandas pelo PARFOR desenvolveram-se pessoal e profissionalmente, ampliando e aprofundando sua profissionalidade docente e que o maior desafio que se apresenta para que continuem neste caminho consiste no apoio que receberão nas escolas e sistemas de ensino em que atuam.eng
dc.description.abstractThis study was organized to other researches and studies developed by OBEDUC/Capes Project, entitled ¿Teacher training policies: implications, challenges and perspectives to the professional identity constitution and to pedagogical practices¿. The purpose is to analyze the potential of institutional evaluation as an alternative of continuing education to egress teachers of the initial education courses and the varied initiatives of continuing education. It focus teachers-students of a Pedagogy course subsidized by PARFOR (National Plan of Basic Education Professional Training) held at Universidade Católica de Santos. Examines self-evaluation chronic produced by thirteen of them. The research is divided in three chapters. The first is about the evaluation and institutional evaluation and is based on DIAS SOBRINHO (2003, 2011), BRANDALISE (2010), VIANNA (2000), FERNANDES (2010), FREITAS E OUTROS (2009) and others. The second one relates the current teacher training policies in Brazil, highlighting PARFOR, and discusses the teaching professionalism and education relying on TARDIF (2005), AZZI (1999), GATTI, BARRETO, ANDRE (2011), IMBERNÓN (2009), ABDALLA (2005) and others. The third chapter analyses the educational potentials of institutional evaluation confronting them with the proposed about teaching professionalism, teaching professional development and with testimonials from the teachers-students of the chronic. The analyses indicate that the trainees by PARFOR developed their personal and professional lives, enlarging and deepened their teaching professionalism, and also, the biggest challenge that is presented to maintain them this way is the support they will receive in the schools and educational systems that they act.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESeng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Católica de Santoseng
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Educação e Comunicaçãoeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsCatólica de Santoseng
dc.publisher.programMestrado em Educaçãoeng
dc.relation.referencesPEREIRA, Fabiana Golz Ribeiro. Avaliação institucional na educação básica como apoio ao desenvolvimento profissional docente: uma análise a partir da formação de professoras-estudantes do PARFOR. 2014. 72 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2014.eng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectavaliação institucional; política de formação docente; profissionalidade docente; desenvolvimento profissional; educação básicapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOeng
dc.titleAvaliação institucional na educação básica como apoio ao desenvolvimento profissional docente: uma análise a partir da formação de professoras-estudantes do PARFOReng
dc.typeDissertaçãoeng
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fabiana Golz Ribeiro Pereira.pdfDissertação_Mestrado em Educação647.53 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.