TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/1681
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNocetti, Isabela Wippich Jorge-
dc.creator.ID199.373.638-70eng
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3019625819821593eng
dc.contributor.advisor1Almeida, Patrícia Cristina Albieiri de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6308092123758952eng
dc.contributor.referee1Masseto, Marcos Tarcisio-
dc.contributor.referee2Lorandi, Paulo Ângelo-
dc.contributor.referee3Almeida, Patrícia Cristina Albieri de-
dc.date.accessioned2015-08-07T18:48:38Z-
dc.date.issued2015-06-10-
dc.identifier.citationNOCETTI, Isabela Wippich Jorge. Desafios da docência no ensino superior: o caso do curso de publicidade e propaganda. 2015. 122 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2015.eng
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/1681-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo principal depreender das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda (PP) e de Projetos Pedagógicos, desafios da docência no ensino superior. A intenção foi colocar em evidência desafios para a prática docente em cursos de PP e discuti-los tendo como referência as verbalizações de professores que atuam nesses cursos. Para o desenvolvimento da pesquisa recorreu-se aos estudos de Masetto (1998, 2003 e 2013), Cunha (1989, 2001, 2007 e 2010), Tardif (2005), Roldão (2005 e 2007), Pimenta (2002 e 2011), Isaia (2006), Anastasiou (2004) entre outros. Procedeu-se a um estudo qualitativo e a metodologia abrangeu como fonte de informação as DCNs, os documentos que descrevem os projetos pedagógicos de duas instituições e as respostas fornecidas por três professores entrevistados que atuam em cursos de PP e que trabalham em diferentes instituições privadas de ensino superior, situadas na Baixada Santista. Os principais desafios elencados foram: a mudança do perfil dos ingressantes; as exigências decorrentes da complexidade do mundo contemporâneo; a relação teoria e prática; as práticas docentes que favorecem a criatividade e o uso de novas linguagens pelo aluno e, por fim, a responsabilidade social da profissão e os compromissos éticos. O estudo resultou em algumas considerações em relação ao perfil do aluno do ensino superior, às facilidades de acesso às informações, às práticas docentes no curso de PP e ao processo de constituição identitária do professor do ensino superior. Discutiu-se que para o enfrentamento dos desafios que se colocam ao exercício da docência no ensino superior é essencial superar a cultura do individualismo. Destaca-se o papel das Instituições de Ensino Superior na criação de espaços formativos sistemáticos que favoreçam o desenvolvimento profissional e o aprendizado da docência, o que implica considerar as opiniões dos professores e, sobretudo, ouvi-los falar dos problemas que enfrentam na prática docente. Os processos de formação continuada no ensino superior devem considerar também outros aspectos, como a atenção ao clima de colaboração entre os professores, bem como o apoio e a presença de recursos necessários às inovações. Considerou-se que superar o isolamento do trabalho docente é condição essencial para que as instituições apresentem proposições mais avançadas e consistentes em seus projetos formativos.eng
dc.description.abstractThis research aims to infer the National Curriculum Guidelines of the Social Communication course with specialization in Publicity and Advertising and pedagogical projects, challenges of teaching in university education. The intention was to highlight challenges for teaching practice in Publicity and Advertising courses and discuss them as a reference to the utterances of teachers who work in these courses. For the development of the research we used Masetto¿s studies (1998, 2003 and 2013), Cunha¿s (1989, 2001, 2007 and 2010), Tardif¿s (2005), Roldão¿s (2005 and 2007), Pimenta¿s (2002 and 2011), Isaia¿s (2006), Anastasiou¿s (2004) among others. There was a qualitative study and the methodology included as an information source the National Curriculum Guidelines, the documents describing the educational projects of both institutions and the responses given by three professors interviewed who work in Publicity and Advertising courses and in different private universities, located in Santos. The main challenges listed were: a change in the profile of entering students; the requirements of complexity of contemporary world; the relationship between theory and practice; teaching practices that promote creativity and the use of new languages by the student and, finally, the social responsibility of the profession and the ethical commitments. The study resulted in some considerations in relation to university education student profile, to information of access facilities, the teaching practices in the course of Publicity and Advertising and the identity construction process of the higher education teacher. It was discussed that to confront the challenges facing the practice of teaching in higher education is essential to overcome the culture of individualism. It highlights the role of higher education institutions in creating systematic formative spaces that foster the professional development learning to teach, which implies consider the opinions of teachers and, above all, listen to them talk about the problems they face in teaching practice. Continuing education processes in higher education should also consider other aspects such as attention to the climate of collaboration between teachers as well the support and the presence of the necessary resources to innovation. It was considered that overcoming the isolation of teaching is the essential condition for institutions to show the most advanced and consistent propositions in their formative projects.eng
dc.description.sponsorshipUniversidade Católica de Santos - Católica de Santoseng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Católica de Santoseng
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Educação e Comunicaçãoeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsCatólica de Santoseng
dc.publisher.programMestrado em Educaçãoeng
dc.relation.referencesNOCETTI, Isabela Wippich Jorge. Desafios da docência no ensino superior: o caso do curso de publicidade e propaganda. 2015. 122 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2015.eng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectdocência no ensino superior; publicidade e propaganda; desafios da docênciapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOeng
dc.titleDesafios da docência no ensino superior: o caso do curso de publicidade e propagandaeng
dc.typeDissertaçãoeng
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Isabela W. Jorge Nocetti.pdfDissertação_Mestrado em Educação1.02 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.