TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/171
Type: Dissertação
Title: Colégio Canadá : memória dos professores na voz dos alunos (1934-1962)
Author(s): Meirelles, André Luiz
First Advisor: Pereira, Maria Apparecida Franco
Abstract: A proposta de reconstituir a história de uma instituição escolar por meio de testemunhos de seus alunos se apresenta como uma abordagem diferenciada, porque, ao resgatar a memória dos mestres que se destacaram em uma determinada escola, os caminhos percorridos e a construção de suas carreiras e as suas práticas pedagógicas, pode-se conhecer e entender a história dessa escola e identificar como suas vivências influenciaram na construção da imagem de prestígio da instituição. A dissertação estuda o Canadá , uma das mais tradicionais escolas públicas da cidade de Santos. O objeto privilegiado da pesquisa são os professores que trabalharam nessa instituição no período de sua criação, em 1934, até a grande ampliação do seu prédio, em 1962, quando ocorre o aumento do atendimento da clientela escolar. A análise terá presente a cultura e as práticas escolares.
Keywords: colégio Canadá
educação em Santos
vida de professores
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country : BR
Publisher: Universidade Católica de Santos
Institution's Acronym: Católica de Santos
Department: Educação e Formação
Program: Mestrado em Educação
Citation: MEIRELLES, André Luiz. Colégio Canadá : memória dos professores na voz dos alunos (1934-1962). 2009. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2009.
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/171
Issue Date: 23-Jun-2009
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Andre Luiz Meirelles.pdf5.33 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.