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https://tede.unisantos.br/handle/tede/172
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Cancherini, Ângela | - |
dc.creator.ID | CPF:06039767863 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0898528611258100 | por |
dc.contributor.advisor1 | Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro | - |
dc.contributor.advisor1ID | CPF:47595426804 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3600560690195448 | por |
dc.date.accessioned | 2015-02-04T21:22:32Z | - |
dc.date.available | 2010-05-19 | - |
dc.date.issued | 2009-06-05 | - |
dc.identifier.citation | CANCHERINI, Ângela. A socialização do professor iniciante : um difícil começo. 2009. 212 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2009. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.unisantos.br/handle/tede/172 | - |
dc.description.resumo | A presente dissertação de mestrado é de natureza empírica e teve por objeto de investigação o início da docência e os processos iniciais de socialização profissional. Teve por pressuposto que a entrada na profissão pode estimular o surgimento de um profissional crítico, investigador da própria prática, com consciência do coletivo onde se insere ou determinar um percurso de muitas dificuldades, fracassos e pouca aprendizagem dos saberes docentes. Considerei neste trabalho que a educação escolarizada é uma prática historicamente construída, responsável pela formação sócio-cultural das gerações, assim sendo, sua problemática não é só de responsabilidade dos atores próprios do seu lócus, mas também de cada um dos membros pertencentes a uma coletividade. A profissionalidade tem e deve ter sua especificidade, mas a arbitrariedade social impinge-lhe descaminhos. A questão que atravessa esse estudo é um pequeno recorte nesta complexa problemática, qual seja a de conhecer as condições de entrada na profissão. Os objetivos do trabalho foram: pesquisar as dificuldades, os sentimentos e as estratégias de superação dos obstáculos e produzir conhecimentos que possam subsidiar o acolhimento institucional do professor iniciante. Através da coleta de dados foi possível saber que o professor iniciante, ainda que tenha acumulado conhecimentos teóricos, tem dificuldades para enfrentar a complexidade da realidade escolar que se descortina diante dos seus olhos. Foi possível também compreender que, para ser um professor pesquisador, este iniciar é determinante, pois pode imprimir no professor um caráter, um modo reflexivo de viver a docência. Para chegar a tais compreensões, foi preciso encontrar uma metodologia capaz de envolver o olhar, o pensamento, o conhecimento do professor iniciante. O primeiro movimento investigativo correspondeu à aplicação de 81 questionários, com questões qualitativas e quantitativas, denominado questionário reflexivo. O segundo movimento, ao acompanhamento formativo de uma professora no intróito da profissão, sob forma de pesquisa-ação existencial, na perspectiva da escuta sensível. Estes momentos estão divididos com objetivos didáticos, mas coexistiram indivisamente. Para a discussão metodológica utilizei a noção de escuta sensível de René Barbier, desenvolvida na Abordagem Transversal, sua teoria psicossocial; fundamentei a epistemologia da pesquisa em Evandro Ghedin e M.ª Amélia S. Franco. No exame sobre as práticas docentes, embasei-me nas idéias de Gimeno Sacristán, Selma G. Pimenta e M.ª Amélia S. Franco. Para pensar as condições de trabalho docente, pautei-me em Selma G. Pimenta, José Contreras e Gimeno Sacristán. No entendimento sobre a socialização, fiz uso de Marcelo Garcia, Válter Guimarães, Menga Lüdke e Newton Balzan. Ao fundamentar os princípios da entrada na docência, utilizei-me de Simon Veenman, Michaël Huberman, Maurice Tardif, Marcelo Garcia, M.ª da Graça N. Mizukami, Emília Lima e vários autores brasileiros da atualidade, por fim o acolhimento institucional em Marcelo Garcia. | por |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Católica de Santos | por |
dc.publisher.department | Educação e Formação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | Católica de Santos | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | escuta sensível | por |
dc.subject | professor iniciante | por |
dc.subject | pesquisa-ação existencial | por |
dc.subject | práticas docentes | por |
dc.subject | acolhimento institucional | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | A socialização do professor iniciante : um difícil começo | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
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Angela Cancherini.pdf | 899.74 kB | Adobe PDF | View/Open |
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