TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
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dc.creatorMonteiro, Kilza Roberta Assunção-
dc.creator.IDCPF:25520573816por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3475422120292058por
dc.contributor.advisor1Martins, Maria Angélica Rodrigues-
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dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1539707598644879por
dc.contributor.referee1Martins, Angela Maria-
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dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0347666367331379por
dc.contributor.referee2Severino, Francisca Eleodora Santos-
dc.contributor.referee2IDCPF:84306149820por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7223478668764356por
dc.date.accessioned2015-02-04T21:22:34Z-
dc.date.available2011-05-05-
dc.date.issued2010-06-30-
dc.identifier.citationMONTEIRO, Kilza Roberta Assunção. Inclusão escolar e avaliação em larga escala : pessoas com deficiência na prova Brasil. 2010. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2010.por
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/180-
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo analisar a inclusão escolar de pessoas com deficiência, recorrendo aos processos que cercam a aplicação de instrumento de avaliação em larga escala previsto para todos os alunos, a Prova Brasil. Pretende investigar como esses estudantes são atendidos quando de sua aplicação, ou seja, investigar de que forma uma dimensão de política pública de avaliação pode contemplar ou não as políticas de inclusão escolar de pessoas com deficiências. Trata-se de estudo exploratório de caráter qualitativo realizado em cinco municípios da Baixada Santista, com cinco profissionais de Secretarias e Departamento Municipais de Educação, dez membros das equipes de gestão e quinze professores sediados em escolas de ensino fundamental com pessoas com deficiência matriculadas em classe comum. Utiliza questionários e a observação em duas escolas nos dias de aplicação da Prova. A pesquisa justifica-se por sua possibilidade de oferecer um indicativo da implantação das políticas de inclusão que reforçam a questão do direito ao acesso e a permanência das pessoas com deficiência na escola regular e ao mesmo tempo as implicações sobre a realização de avaliação externa no contexto escolar em situação que requer atendimento individualizado, não massificado. Trata-se de estudar, na base do sistema de ensino, a articulação de dois conjuntos de normas, orientações e ações correspondentes. A análise dos dados sugere que a inclusão escolar preconizada está distante de se materializar. Para que a Prova Brasil alcance todos os alunos faz-se necessário garantir a igualdade de condições de participação e atendimento das pessoas com deficiência. No âmbito geral das políticas públicas de educação a inserção de pessoas com deficiência, garantida em lei, ocorre na prática. No entanto, refletem-se na base do sistema educacional as imprecisões e ambiguidades no discurso sobre a inclusão e nele, o atendimento educacional especializado.por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Santospor
dc.publisher.departmentEducação e Formaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsCatólica de Santospor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectpolíticas de inclusão escolarpor
dc.subjectpessoas com deficiênciapor
dc.subjectavaliação em larga escalapor
dc.subjectprova Brasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleInclusão escolar e avaliação em larga escala : pessoas com deficiência na prova Brasilpor
dc.typeDissertaçãopor
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