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https://tede.unisantos.br/handle/tede/181
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Junior, Jairo Barbosa | - |
dc.creator.ID | CPF:07269983895 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6598661324633248 | por |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Maria Apparecida Franco | - |
dc.contributor.advisor1ID | CPF:001891841 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1870166959217314 | por |
dc.contributor.referee1 | Gonçalves, Alcindo Fernandes | - |
dc.contributor.referee1ID | CPF:26784947800 | por |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6953373803752564 | por |
dc.date.accessioned | 2015-02-04T21:22:35Z | - |
dc.date.available | 2011-05-05 | - |
dc.date.issued | 2011-02-22 | - |
dc.identifier.citation | JUNIOR, Jairo Barbosa. Educação e formação profissional dos trabalhadores portuários avulsos de Santos. 2011. 84 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2011. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.unisantos.br/handle/tede/181 | - |
dc.description.resumo | A presente dissertação trata do ensino profissional no Porto de Santos, inicialmente criado e mantido por fundo específico da Marinha do Brasil, e sua transformação com a criação da Autoridade Portuária a partir da Lei de Modernização dos Portos, Lei 8630/93. Justifica este estudo a necessidade de avaliar a formação educacional dos trabalhadores portuários avulsos do Porto de Santos de maneira ampla, abrangendo a formação diversificada e continuada que compõe essa fatia da sociedade e sua inserção na realidade educacional. Destaca como objetivos a formação e atualização profissional dos alunos, futuros trabalhadores portuários avulsos e esclarecer a real demanda e os efetivos impactos culturais correlacionados com a atividade portuária. Como referências teóricas destaca ENGUITA (1989) que enfatiza como a escola contribuiu para a formação da mão de obra de massa para o sistema capitalista em ascensão; LIMA (2003) que aponta como a Administração Pública avança fórmulas para a construção de escolas eficazes, devolvendo responsabilidades e encargos sob a defesa de uma gestão centrada na escola e de uma autonomia meramente instrumental, bem como em SEVERINO (2006) que discute os limites da educação escolar na cidade de Santos, no contexto da modernização portuária que incide nas formas educacionais. A metodologia procede de análise documental e pesquisa qualitativa, com entrevistas de sujeitos envolvidos na formação cidadã do trabalho portuário avulso. Os resultados parciais de entrevistas já realizadas apontam para a grande preocupação dos educadores com a formação dos jovens e também da escola, impactados pela legislação atual. | por |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Católica de Santos | por |
dc.publisher.department | Educação e Formação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | Católica de Santos | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | educação profissional | por |
dc.subject | modernização portuária | por |
dc.subject | educação não formal | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Educação e formação profissional dos trabalhadores portuários avulsos de Santos | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
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