TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
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dc.creatorJunior, Jairo Barbosa-
dc.creator.IDCPF:07269983895por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6598661324633248por
dc.contributor.advisor1Pereira, Maria Apparecida Franco-
dc.contributor.advisor1IDCPF:001891841por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1870166959217314por
dc.contributor.referee1Gonçalves, Alcindo Fernandes-
dc.contributor.referee1IDCPF:26784947800por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6953373803752564por
dc.date.accessioned2015-02-04T21:22:35Z-
dc.date.available2011-05-05-
dc.date.issued2011-02-22-
dc.identifier.citationJUNIOR, Jairo Barbosa. Educação e formação profissional dos trabalhadores portuários avulsos de Santos. 2011. 84 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2011.por
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/181-
dc.description.resumoA presente dissertação trata do ensino profissional no Porto de Santos, inicialmente criado e mantido por fundo específico da Marinha do Brasil, e sua transformação com a criação da Autoridade Portuária a partir da Lei de Modernização dos Portos, Lei 8630/93. Justifica este estudo a necessidade de avaliar a formação educacional dos trabalhadores portuários avulsos do Porto de Santos de maneira ampla, abrangendo a formação diversificada e continuada que compõe essa fatia da sociedade e sua inserção na realidade educacional. Destaca como objetivos a formação e atualização profissional dos alunos, futuros trabalhadores portuários avulsos e esclarecer a real demanda e os efetivos impactos culturais correlacionados com a atividade portuária. Como referências teóricas destaca ENGUITA (1989) que enfatiza como a escola contribuiu para a formação da mão de obra de massa para o sistema capitalista em ascensão; LIMA (2003) que aponta como a Administração Pública avança fórmulas para a construção de escolas eficazes, devolvendo responsabilidades e encargos sob a defesa de uma gestão centrada na escola e de uma autonomia meramente instrumental, bem como em SEVERINO (2006) que discute os limites da educação escolar na cidade de Santos, no contexto da modernização portuária que incide nas formas educacionais. A metodologia procede de análise documental e pesquisa qualitativa, com entrevistas de sujeitos envolvidos na formação cidadã do trabalho portuário avulso. Os resultados parciais de entrevistas já realizadas apontam para a grande preocupação dos educadores com a formação dos jovens e também da escola, impactados pela legislação atual.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Santospor
dc.publisher.departmentEducação e Formaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsCatólica de Santospor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação profissionalpor
dc.subjectmodernização portuáriapor
dc.subjecteducação não formalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEducação e formação profissional dos trabalhadores portuários avulsos de Santospor
dc.typeDissertaçãopor
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