TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/184
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFincatti, Léllis Antonio-
dc.creator.IDCPF:36706221872por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2021716725854695por
dc.contributor.advisor1Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro-
dc.contributor.advisor1IDCPF:47595426804por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3600560690195448por
dc.contributor.referee1Pereira, Maria Apparecida Franco-
dc.contributor.referee1IDCPF:001891841por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1870166959217314por
dc.contributor.referee2Mendes, Marcel-
dc.contributor.referee2IDCPF:04683684853por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6182477842336805por
dc.date.accessioned2015-02-04T21:22:36Z-
dc.date.available2011-05-19-
dc.date.issued2009-03-10-
dc.identifier.citationFINCATTI, Léllis Antonio. Formação e atuação do educador no município de guarujá - 1891 a 1950. 2009. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2009.por
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/184-
dc.description.resumoEste trabalho se dedica a transcrever pela História Oral como devem ter ocorrido a Formação e Atuação do Professor no Município de Guarujá, em um dado período que se desloca do projeto da Vila Balneária, iniciado em 1891, e prossegue até o ano de 1950, quando, as duas professoras atoras deste projeto de pesquisa estão atuando em plena capacidade de sua função. Os enfoques desses quase sessenta anos buscaram conhecer alguns aspectos como: que tipo de escola existia, como se davam as relações de ensino e de aprendizagem, qual era a proposta de gestão administrativa quando acumulavam funções, como despertou a vontade de ser professora, como se capacitaram, dentre outros. Foi possível compreender que a escolarização da então localidade de Guarujá, pertencente ao município de Santos, nesse período, ocorria em uma escola ""particular"", sob os auspícios da generosidade e dedicação de uma primeira professora: Da Raquel de Castro Ferreira. Essa é a escola que constitui o primeiro enfoque deste estudo, sendo depois fechada. No entanto, novas unidades escolares, como é o caso do Grupo Escolar do Guarujá, irão chegando, até culminar com o Grupo Escolar Vicente de Carvalho dentre outras escolas municipais subordinadas a ela. O diferencial deste estudo decorre de um de seus procedimentos metodológicos, pois que, além da busca incessante e exaustiva de material bibliográfico, a história que está sendo (re)contada provém da memória viva de sujeitos que, de alguma forma, vivenciaram esse período. São pessoas moradoras da cidade, com idade entre oitenta e noventa anos, que chegaram a frequentar uma das unidades escolares recordadas, além de poderem relembrar fatos dos quais tomaram conhecimento mediante o relato de seus pais. Os anexos apresentam alguns documentos e fotos do período, o que enriquece sobremaneira esta retomada histórica. Por conseguinte, este estudo não traz uma história definitiva, mas busca contar a história vivida singularmente para, a partir dela, poder (re)contar a história, procurando conhecer o passado e não permitindo que se perca por falta de necessários registros.por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Santospor
dc.publisher.departmentEducação e Formaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsCatólica de Santospor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectescolapor
dc.subjecteducaçãopor
dc.subjecthistóriapor
dc.subjectformaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleFormação e atuação do educador no município de guarujá - 1891 a 1950por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lellis.pdf3.52 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.