TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
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DC FieldValueLanguage
dc.creatorMonteiro, Leide Patrício-
dc.creator.IDCPF:15956875801por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9832220173668461por
dc.contributor.advisor1Gilberto, Irene Jeanete Lemos-
dc.contributor.advisor1IDCPF:07090765849por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4561982821271774por
dc.contributor.referee1Abdalla, Maria de Fátima Barbosa-
dc.contributor.referee1IDCPF:67205089891por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7099315868609771por
dc.contributor.referee2Pinto, Umberto de Andrade-
dc.contributor.referee2IDCPF:65193571891por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2255702986791645por
dc.date.accessioned2015-02-04T21:22:37Z-
dc.date.available2011-10-17-
dc.date.issued2011-06-30-
dc.identifier.citationMONTEIRO, Leide Patrício. O professor de arte na rede Pública Municipal de Santos : tensões entre a formação e a atuação profissional. 2011. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2011.por
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/189-
dc.description.resumoCom a promulgação da Lei 5.692/71 (conhecida como antiga LDB), que alterou artigos da LDB 4024, de 20/12/1961, a Educação Artística passou a ser obrigatória no currículo escolar do 1º e 2º graus nas escolas brasileiras, o que exigiu professores com formação em arte. Este trabalho tomou como objeto de estudo a formação dos professores de Arte com objetivo de investigar questões voltadas para a formação e a atuação docente. A pesquisa, de abordagem qualitativa, fundamentou-se nos estudos de Barbosa, Freire, Nóvoa, entre outros autores. A coleta de dados foi realizada, inicialmente, em documentos legais que tratam do ensino de Arte, e complementadas com dados colhidos por meio da aplicação de questionários respondidos por professores que atuam no Ensino Fundamental II da Rede Municipal de Santos/SP. Posteriormente foram realizadas entrevistas com gestores educacionais do Município, o que possibilitou o aprofundamento das questões referentes à formação, ao conhecimento da legislação sobre arte e ao papel, desempenhado, hoje, pelo professor de arte. As análises da pesquisa indicaram a existência de tensões no trabalho docente, provocadas pela orientação da Legislação de Arte no Ensino, que determina a utilização das quatro linguagens: teatro, dança, música e artes visuais, e a formação acadêmica docente, que o especializa numa única linguagem.por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Santospor
dc.publisher.departmentEducação e Formaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsCatólica de Santospor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectformação de professorespor
dc.subjectpráticas pedagógicaspor
dc.subjectensino de artepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO professor de arte na rede Pública Municipal de Santos : tensões entre a formação e a atuação profissionalpor
dc.typeDissertaçãopor
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