TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
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dc.creatorSantos, Edison Santana dos-
dc.creator.IDCPF:04719643876por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2384643284696946por
dc.contributor.advisor1Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro-
dc.contributor.advisor1IDCPF:47595426804por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3600560690195448por
dc.contributor.referee1Mendes, Marcel-
dc.contributor.referee1IDCPF:04683684853por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6182477842336805por
dc.contributor.referee2Gilberto, Irene Jeanete Lemos-
dc.contributor.referee2IDCPF:07090765849por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4561982821271774por
dc.date.accessioned2015-02-04T21:22:39Z-
dc.date.available2012-05-02-
dc.date.issued2011-10-25-
dc.identifier.citationSANTOS, Edison Santana dos. Educação jurídica no Brasil : gênese histórica e perspectivas pedagógicas. 2011. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2011.por
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/193-
dc.description.resumoOs pioneiros Cursos de Direito instalados nas cidades de São Paulo e Olinda, ainda no primeiro reinado, foram também precursores da Educação Superior Brasileira. Considerando a importância histórica do ensino jurídico no Brasil, o presente trabalho tem como enfoque as perspectivas pedagógicas no que se refere à formação dos professores de Direito. No intuito de compreender quais são as necessidades de formação desses profissionais, fundamenta-se teoricamente, em especial, nas produções de Tardif, Tardif & Lessard, Cunha, Franco, Pimenta & Anastasiou, Schafranski, Araújo & Serrano, Leite, Corrêa, Bittar. A pesquisa é de natureza qualitativa utilizando, além de fontes bibliográficas, questionários e entrevistas junto aos professores de Direito das Universidades Mackenzie e Unisantos, bem como de observações da Comissão de Educação Jurídica da Secção Paulista da Ordem dos Advogados do Brasil. Os resultados identificaram que a docência superior na área jurídica, outrora composta por juristas de nomeada que alcançaram importantes feitos nas suas carreiras profissionais e possuíam grande experiência prática, atualmente mudou, tendo em vista a exponencial proliferação de faculdades de Direito país afora. Compõem o magistério jurídico, hoje em dia, jovens e nem tanto experientes professores. As análises dos resultados ressaltaram também a necessidade da formação pedagógica do professor de Direito para o exercício pleno da prática docência.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Santospor
dc.publisher.departmentEducação e Formaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsCatólica de Santospor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação jurídicapor
dc.subjectformação de professorespor
dc.subjectprática docentepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEducação jurídica no Brasil : gênese histórica e perspectivas pedagógicaspor
dc.typeDissertaçãopor
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