Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unisantos.br/handle/tede/193
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Edison Santana dos | - |
dc.creator.ID | CPF:04719643876 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2384643284696946 | por |
dc.contributor.advisor1 | Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro | - |
dc.contributor.advisor1ID | CPF:47595426804 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3600560690195448 | por |
dc.contributor.referee1 | Mendes, Marcel | - |
dc.contributor.referee1ID | CPF:04683684853 | por |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6182477842336805 | por |
dc.contributor.referee2 | Gilberto, Irene Jeanete Lemos | - |
dc.contributor.referee2ID | CPF:07090765849 | por |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4561982821271774 | por |
dc.date.accessioned | 2015-02-04T21:22:39Z | - |
dc.date.available | 2012-05-02 | - |
dc.date.issued | 2011-10-25 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Edison Santana dos. Educação jurídica no Brasil : gênese histórica e perspectivas pedagógicas. 2011. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2011. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.unisantos.br/handle/tede/193 | - |
dc.description.resumo | Os pioneiros Cursos de Direito instalados nas cidades de São Paulo e Olinda, ainda no primeiro reinado, foram também precursores da Educação Superior Brasileira. Considerando a importância histórica do ensino jurídico no Brasil, o presente trabalho tem como enfoque as perspectivas pedagógicas no que se refere à formação dos professores de Direito. No intuito de compreender quais são as necessidades de formação desses profissionais, fundamenta-se teoricamente, em especial, nas produções de Tardif, Tardif & Lessard, Cunha, Franco, Pimenta & Anastasiou, Schafranski, Araújo & Serrano, Leite, Corrêa, Bittar. A pesquisa é de natureza qualitativa utilizando, além de fontes bibliográficas, questionários e entrevistas junto aos professores de Direito das Universidades Mackenzie e Unisantos, bem como de observações da Comissão de Educação Jurídica da Secção Paulista da Ordem dos Advogados do Brasil. Os resultados identificaram que a docência superior na área jurídica, outrora composta por juristas de nomeada que alcançaram importantes feitos nas suas carreiras profissionais e possuíam grande experiência prática, atualmente mudou, tendo em vista a exponencial proliferação de faculdades de Direito país afora. Compõem o magistério jurídico, hoje em dia, jovens e nem tanto experientes professores. As análises dos resultados ressaltaram também a necessidade da formação pedagógica do professor de Direito para o exercício pleno da prática docência. | por |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Católica de Santos | por |
dc.publisher.department | Educação e Formação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | Católica de Santos | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | educação jurídica | por |
dc.subject | formação de professores | por |
dc.subject | prática docente | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Educação jurídica no Brasil : gênese histórica e perspectivas pedagógicas | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Edison Santana.pdf | 2.13 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.