TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
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dc.creatorZoccal, Sirlei Ivo Leite-
dc.creator.IDCPF:02593886889por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5920274636550967por
dc.contributor.advisor1Rosa, Sanny Silva da-
dc.contributor.advisor1IDCPF:29361583034por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6196601126141240por
dc.date.accessioned2015-02-04T21:22:40Z-
dc.date.available2012-05-17-
dc.date.issued2011-10-31-
dc.identifier.citationZOCCAL, Sirlei Ivo Leite. A releção dos professores alfabetizadores com o saber no contexto do ""Programa Ler e escrever"". 2011. 199 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2011.por
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/195-
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objeto a análise das concepções e práticas de professores alfabetizadores participantes do Programa Ler e Escrever da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, com o objetivo de compreender as relações que estabelecem com os saberes instituídos por essa política pública de Educação no Estado de São Paulo. O estudo foi realizado com professoras de escolas pertencentes à Diretoria de Ensino de Santos, que abrange os municípios de Cubatão, Guarujá e Santos. A abordagem da pesquisa teve natureza qualitativa, pois pretendeu-se considerar, por meio do método (auto)biográfico (Nóvoa, 2001), a influência das experiências pessoais e subjetivas acumuladas ao longo das trajetórias de vida e formação profissional dos sujeitos na maneira como conduzem as práticas de sala de aula e como concebem os conceitos e orientações didáticas trabalhados nos cursos de formação continuada. Para a coleta de dados, foram utilizadas as técnicas de observação e discussão em grupo focal, com o objetivo de compreender a relação que estabelecem com os saberes de sua profissão. A partir da compreensão de que há uma relação dialética e indissociável entre as dimensões subjetiva e histórico-social no processo de constituição e formação dos sujeitos, o conceito de relação com o saber de Bernard Charlot (2000; 2005) norteou a leitura / análise dos dados, a fim de privilegiar os sentidos e significados produzidos pelas professoras no contexto de suas histórias de vida, por meio da metodologia de análise dos núcleos de significação (Aguiar & Ozella, 1998). O trabalho também analisa criticamente processos de formação de educadores e da construção de sua autonomia no contexto das atuais políticas públicas da educação, com apoio em autores como Ball (2005), Contreras (2002) e Rosa (2007-2010). Os resultados obtidos apontaram para o entendimento de que há uma relação contraditória e ambígua dos professores com os conhecimentos do Programa que se expressam, em alguns momentos, em atitudes de submissão e resistência na tentativa de afirmarem sua identidade em relação ao seu fazer profissional.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Santospor
dc.publisher.departmentEducação e Formaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsCatólica de Santospor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectformação continuada de professorespor
dc.subjectprograma Ler e Escreverpor
dc.subjectrelação com o saberpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA releção dos professores alfabetizadores com o saber no contexto do ""Programa Ler e escrever""por
dc.typeDissertaçãopor
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