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https://tede.unisantos.br/handle/tede/195
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Zoccal, Sirlei Ivo Leite | - |
dc.creator.ID | CPF:02593886889 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5920274636550967 | por |
dc.contributor.advisor1 | Rosa, Sanny Silva da | - |
dc.contributor.advisor1ID | CPF:29361583034 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6196601126141240 | por |
dc.date.accessioned | 2015-02-04T21:22:40Z | - |
dc.date.available | 2012-05-17 | - |
dc.date.issued | 2011-10-31 | - |
dc.identifier.citation | ZOCCAL, Sirlei Ivo Leite. A releção dos professores alfabetizadores com o saber no contexto do ""Programa Ler e escrever"". 2011. 199 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2011. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.unisantos.br/handle/tede/195 | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa teve como objeto a análise das concepções e práticas de professores alfabetizadores participantes do Programa Ler e Escrever da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, com o objetivo de compreender as relações que estabelecem com os saberes instituídos por essa política pública de Educação no Estado de São Paulo. O estudo foi realizado com professoras de escolas pertencentes à Diretoria de Ensino de Santos, que abrange os municípios de Cubatão, Guarujá e Santos. A abordagem da pesquisa teve natureza qualitativa, pois pretendeu-se considerar, por meio do método (auto)biográfico (Nóvoa, 2001), a influência das experiências pessoais e subjetivas acumuladas ao longo das trajetórias de vida e formação profissional dos sujeitos na maneira como conduzem as práticas de sala de aula e como concebem os conceitos e orientações didáticas trabalhados nos cursos de formação continuada. Para a coleta de dados, foram utilizadas as técnicas de observação e discussão em grupo focal, com o objetivo de compreender a relação que estabelecem com os saberes de sua profissão. A partir da compreensão de que há uma relação dialética e indissociável entre as dimensões subjetiva e histórico-social no processo de constituição e formação dos sujeitos, o conceito de relação com o saber de Bernard Charlot (2000; 2005) norteou a leitura / análise dos dados, a fim de privilegiar os sentidos e significados produzidos pelas professoras no contexto de suas histórias de vida, por meio da metodologia de análise dos núcleos de significação (Aguiar & Ozella, 1998). O trabalho também analisa criticamente processos de formação de educadores e da construção de sua autonomia no contexto das atuais políticas públicas da educação, com apoio em autores como Ball (2005), Contreras (2002) e Rosa (2007-2010). Os resultados obtidos apontaram para o entendimento de que há uma relação contraditória e ambígua dos professores com os conhecimentos do Programa que se expressam, em alguns momentos, em atitudes de submissão e resistência na tentativa de afirmarem sua identidade em relação ao seu fazer profissional. | por |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Católica de Santos | por |
dc.publisher.department | Educação e Formação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | Católica de Santos | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | formação continuada de professores | por |
dc.subject | programa Ler e Escrever | por |
dc.subject | relação com o saber | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | A releção dos professores alfabetizadores com o saber no contexto do ""Programa Ler e escrever"" | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
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