TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
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dc.creatorChagas, Tereza Cristina Shimizu-
dc.creator.IDCPF:16290772830por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9616695443351277por
dc.contributor.advisor1Gilberto, Irene Jeanete Lemos-
dc.contributor.advisor1IDCPF:07090765849por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4561982821271774por
dc.date.accessioned2015-02-04T21:22:40Z-
dc.date.available2012-05-18-
dc.date.issued2009-04-23-
dc.identifier.citationCHAGAS, Tereza Cristina Shimizu. A informática no ensino fundamental para desenvolvimento de projetos : o que pensam os professores orientadores. 2009. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2009.por
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/196-
dc.description.resumoA partir do ano de 2004, as escolas de ensino fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Santos integraram à matriz curricular a disciplina de informática. Para ministrar esta disciplina foram selecionados professores de informática educativa (POIE´s), para orientar professores na utilização de software educacional para o desenvolvimento de projetos de aprendizagem nos laboratórios de informática. A pesquisa investigou as percepções dos professores orientadores de informática educativa que participaram do projeto, no período de 2004 a 2007 sobre os projetos de aprendizagem para alunos de ensino fundamental. O referencial teórico fundamentou-se nos conceitos de Sancho, Valente, Hernández, entre outros pesquisadores que discutiram a informática na educação e as tecnologias no processo de aprendizagem. A pesquisa, de cunho qualitativo, contou com um estudo exploratório realizado por meio de observações das aulas no laboratório de informática, em escolas da rede municipal de Santos. Como procedimento metodológico, além da observação, foi aplicado um questionário aos professores que participaram da formação. A partir dos dados obtidos, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com professores orientadores de informática educativa, com vistas a analisar as percepções desses professores sobre processos formativos com desenvolvimento de projetos de aprendizagem. Os resultados da pesquisa mostraram a importância da disciplina de informática no processo de aprendizagem dos alunos e os professores declararam ser favoráveis à continuidade do desenvolvimento de projetos de aprendizagem nos laboratórios do município.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Santospor
dc.publisher.departmentEducação e Formaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsCatólica de Santospor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectprojetos de aprendizagempor
dc.subjectinformática educativapor
dc.subjectensino fundamentalpor
dc.subjectprocesso de ensino e aprendizagempor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA informática no ensino fundamental para desenvolvimento de projetos : o que pensam os professores orientadorespor
dc.typeDissertaçãopor
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