TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/206
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFerreira, Fernanda Nunes-
dc.creator.IDCPF:26010447801por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5384845293838848por
dc.contributor.advisor1Martins, Maria Angélica Rodrigues-
dc.contributor.advisor1IDCPF:04729790863por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1539707598644879por
dc.date.accessioned2015-02-04T21:22:44Z-
dc.date.available2012-09-21-
dc.date.issued2012-08-02-
dc.identifier.citationFERREIRA, Fernanda Nunes. Multiculturalismo e currículo escolar : desafios e possibilidades no ensino fundamental. 2012. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2012.por
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/206-
dc.description.resumoFundamentada na abordagem curricular crítica, a pesquisa se propõe a analisar o currículo observado (PACHECO, 2005) por alunos de uma escola municipal localizada em Cubatão/SP, referente à etapa da escolarização compreendida entre o 6º e o 9º anos do ensino fundamental, com vistas a reunir elementos que possam contribuir para a sua ou a sua melhor - multiculturalização crítica. De natureza exploratória, esta investigação sustenta-se, fundamentalmente, em pressupostos teóricos de Candau (2001; 2002a; 2002b; 2007), Canen (2007), McLaren (1997; 2000), Moreira (2001a; 2001b; 2001c; 2002) e Pacheco (1996; 2005) a respeito de currículo e multiculturalismo, bem como em análise de documentos oficiais e estudo empírico. Tal estudo contou com questionário composto por questões fechadas e abertas, o qual deu voz a 50 estudantes do 9º ano do ensino fundamental da escola mencionada. A análise dos dados recorreu à categoria analítica identidade, a partir da incorporação do conceito de hibridização identitária (CANEN e CANEN, 2005). As respostas dos alunos indicam que a discriminação, em diversos graus e matizes, integra o currículo vivenciado (PACHECO, 2005) de modo quase que naturalizado.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Santospor
dc.publisher.departmentEducação e Formaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsCatólica de Santospor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectmulticulturalismopor
dc.subjectcurrículo escolarpor
dc.subjectensino fundamentalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleMulticulturalismo e currículo escolar : desafios e possibilidades no ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
fernanda nunes.pdf823.76 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.