TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/220
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNeto, Clay Vaz de Lima-
dc.creator.IDCPF:35174083874por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6499238744917861por
dc.contributor.advisor1Gilberto, Irene Jeanete Lemos-
dc.contributor.advisor1IDCPF:07090765849por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4561982821271774por
dc.date.accessioned2015-02-04T21:22:50Z-
dc.date.available2013-01-21-
dc.date.issued2012-09-26-
dc.identifier.citationNETO, Clay Vaz de Lima. A construção do trabalho final de Curso (TCC) dos alunos de ciências da computação : a percepção dos orientadores. 2012. 97 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2012.por
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/220-
dc.description.resumoVivemos em tempos globalizados, os quais requerem das pessoas conhecimentos tecnológicos; e, no contexto dessa nova etapa da civilização humana, a computação assume papel de vanguarda no desenvolvimento tecnológico da ciência, da comunicação. Este trabalho tem, por objetivo, investigar o processo formativo dos alunos do ultimo semestre do curso de Ciências da Computação de uma instituição de ensino superior da Baixada Santista, em relação à elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Fundamenta-se em estudos de Saviani (2008) e Zotti (2004) para o contexto histórico do surgimento desses cursos e nos trabalhos de Tedesco (2006) para a discussão da realidade globalizada, além de trazer os conceitos de Schön (2000) e de Demo (2002), em relação à pesquisa na Universidade e de Bianchetti e Machado (2002) quanto à orientação de trabalhos acadêmicos. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada em 2010 e 2011, e utilizou, como instrumento metodológico, um questionário que foi aplicado aos alunos concluintes do Curso de Ciências da Computação. Os dados obtidos nessa etapa da pesquisa apontaram problemas quanto às dificuldades encontradas pelos alunos na realização do TCC, entre as quais, o tempo para fazer a pesquisa. Com base nessas informações, foi feita realizada a segunda etapa da pesquisa, que consistiu na entrevista feita com três professores orientadores de TCC, que atuam no curso investigado. Cruzando a fala dos sujeitos com os resultados obtidos na pesquisa anterior, foi possível observar que o tempo destinado à atividade do TCC não é suficiente para a condução de uma pesquisa no contexto defendido pelos autores e que a maior dificuldade dos alunos está em relacionar a prática e a teoria da área da computação. Tais reflexões sugerem a estruturação, na Graduação, de linhas e grupos de pesquisa, além de um maior tempo para desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Santospor
dc.publisher.departmentEducação e Formaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsCatólica de Santospor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecttrabalho de conclusão de cursopor
dc.subjectciências da computaçãopor
dc.subjectorientação de TCCpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA construção do trabalho final de Curso (TCC) dos alunos de ciências da computação : a percepção dos orientadorespor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
clay.pdf624.38 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.