TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
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dc.creatorLeite, Maria do Carmo Luiz Caldas-
dc.creator.IDCPF:23237228834por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8563994643585300por
dc.contributor.advisor1Martins, Angela Maria-
dc.contributor.advisor1IDCPF:89099257872por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0347666367331379por
dc.date.accessioned2015-02-04T21:22:51Z-
dc.date.available2006-12-20-
dc.date.issued2006-10-27-
dc.identifier.citationLEITE, Maria do Carmo Luiz Caldas. LOS VALIENTES: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ESCOLA SECUNDÁRIA BÁSICA EM CUBA. 2006. 315 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2006.por
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/222-
dc.description.resumoEsta pesquisa busca compreender o processo de transformação implementado nas escolas secundárias básicas em Cuba as ESBs que atendem alunos dos 7°, 8° e 9° grados. O recorte prioriza a formação do professor generalista integral, no bojo do movimento de universalização do ensino superior em curso no país. O percurso metodológico fundamenta-se em uma abordagem qualitativa do tipo etnográfico, com base nas referências fornecidas por André (2004a; 2004b). Os questionamentos emanam da compreensão de uma mudança que, oposta às concepções formalistas, lança desafios na formação de um novo professor e reestrutura, em todo país, os Institutos Superiores Pedagógicos os ISPs e as escolas, tratadas como microuniversidades. Dentre os objetivos encontram-se: explicitar as características do cambio nas secundárias básicas em Cuba; discutir os fundamentos da formação docente, o conceito de microuniversidade, e, finalmente, analisar o contexto nas escolas secundárias básicas cubanas, buscando construir contrapontos necessários para evidenciar os avanços, as dificuldades, as contradições, bem como as possibilidades de operacionalização da reforma. Ao proceder à reflexão das pesquisas nessa área, destacam-se os trabalhos de Rojas Arce et al (2002), Rojas Arce (2005), García Ramis et al (2003, 2004) e García Ramis (2005a; 2005b), fundamentais no embasamento teórico desta investigação. Em 2001, na busca de soluções para os problemas que afetavam as escolas secundárias básicas, um coletivo de professores dos ISPs de todas as províncias implementou a idéia de formar professores generalistas integrais os PGIs capazes de ministrar todas as asignaturas, exceto Inglês e Educação Física, a um grupo de 15 alunos. Mostrou-se necessário conhecer quem seria esse profissional, no âmbito das políticas de formação. O comprometimento do docente deveria centrar-se num fazer diferenciado para cada grupo estudantil e para cada aluno em particular, consolidando o papel do maestro como educador. Transfigurava-se também a relação do professor com a família, objetivando novas formas de interação. A prática docente, tornando-se mais integral, assumiria uma nova complexidade no sentido de favorecer o desenvolvimento individual de cada aluno. A presença das novas tecnologias, incluindo aulas televisivas, computadores e vídeos, é uma realidade nas escolas, ainda que o protagonismo da estratégia educativa, de acordo com o modelo projetado, deva estar nas mãos dos professores.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Santospor
dc.publisher.departmentEducação e Formaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsCatólica de Santospor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação em Cubapor
dc.subjectescola secundária básicapor
dc.subjectreforma educacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleLOS VALIENTES: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ESCOLA SECUNDÁRIA BÁSICA EM CUBApor
dc.typeDissertaçãopor
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