Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unisantos.br/handle/tede/223
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Dias, Raquel dos Reis Silva | - |
dc.creator.ID | CPF:06038606807 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7707422912442344 | por |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Maria Apparecida Franco | - |
dc.contributor.advisor1ID | CPF:001891841 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1870166959217314 | por |
dc.date.accessioned | 2015-02-04T21:22:51Z | - |
dc.date.available | 2006-12-20 | - |
dc.date.issued | 2006-12-14 | - |
dc.identifier.citation | DIAS, Raquel dos Reis Silva. EDUCAÇÃO E DEPRESSÃO INFANTO-JUVENIL: UMA ABORDAGEM NA PERIFERIA DA REGIÃO PORTUÁRIA DE SANTOS. 2006. 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2006. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.unisantos.br/handle/tede/223 | - |
dc.description.resumo | O ponto central dessa pesquisa é investigar como a depressão infanto-juvenil interfere no cotidiano escolar, agregando dificuldades de aprendizagem no desempenho do aluno e, ao mesmo tempo, busca fazer sugestões de ordem pedagógica, aos pais e professores, quanto à importância do reconhecimento dos traços depressivos e do tratamento pelos especialistas. Nessa pesquisa são analisados diferentes discursos sobre depressão infanto-juvenil, dentre eles o discurso médico-científico, o discurso da imprensa e, particularmente, o discurso dos professores, seus significados e os principais aspectos socioculturais relevantes que, também, possam explicar o fenômeno da depressão infanto-juvenil. Os sujeitos desta pesquisa são crianças e adolescentes (10 a 16 anos) com diagnóstico de depressão e suas famílias, todos moradores da periferia da região portuária de Santos. A pesquisa divide-se em duas etapas: a primeira consiste numa análise bibliográfica para identificar a depressão infanto-juvenil; e a segunda, a pesquisa de campo norteada pela prática etnográfica, com entrevistas e aplicação de questionários realizados no ambiente escolar e no ambiente da família e observação clínica realizada na pró-paróquia São Tiago Apóstolo. Durante esse período, foram identificadas nove crianças e adolescentes com diagnóstico de depressão infantojuvenil, sendo seis do sexo masculino e três do sexo feminino. A análise minuciosa dos conceitos e das categorias expressas nos discursos dos entrevistados permitiu elaborar explicações em que se ressaltam aspectos que orientam o pensamento e a prática desses diferentes atores (pais e professores)quando se referem à depressão infanto-juvenil. | por |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Católica de Santos | por |
dc.publisher.department | Educação e Formação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | Católica de Santos | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | depressão infanto-juvenil | por |
dc.subject | reconhecimento da depressão | por |
dc.subject | problemas de aprendizagem | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | EDUCAÇÃO E DEPRESSÃO INFANTO-JUVENIL: UMA ABORDAGEM NA PERIFERIA DA REGIÃO PORTUÁRIA DE SANTOS | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
raquel dos reis silva dias.pdf | 4.3 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.