TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
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dc.creatorDias, Raquel dos Reis Silva-
dc.creator.IDCPF:06038606807por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7707422912442344por
dc.contributor.advisor1Pereira, Maria Apparecida Franco-
dc.contributor.advisor1IDCPF:001891841por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1870166959217314por
dc.date.accessioned2015-02-04T21:22:51Z-
dc.date.available2006-12-20-
dc.date.issued2006-12-14-
dc.identifier.citationDIAS, Raquel dos Reis Silva. EDUCAÇÃO E DEPRESSÃO INFANTO-JUVENIL: UMA ABORDAGEM NA PERIFERIA DA REGIÃO PORTUÁRIA DE SANTOS. 2006. 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2006.por
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/223-
dc.description.resumoO ponto central dessa pesquisa é investigar como a depressão infanto-juvenil interfere no cotidiano escolar, agregando dificuldades de aprendizagem no desempenho do aluno e, ao mesmo tempo, busca fazer sugestões de ordem pedagógica, aos pais e professores, quanto à importância do reconhecimento dos traços depressivos e do tratamento pelos especialistas. Nessa pesquisa são analisados diferentes discursos sobre depressão infanto-juvenil, dentre eles o discurso médico-científico, o discurso da imprensa e, particularmente, o discurso dos professores, seus significados e os principais aspectos socioculturais relevantes que, também, possam explicar o fenômeno da depressão infanto-juvenil. Os sujeitos desta pesquisa são crianças e adolescentes (10 a 16 anos) com diagnóstico de depressão e suas famílias, todos moradores da periferia da região portuária de Santos. A pesquisa divide-se em duas etapas: a primeira consiste numa análise bibliográfica para identificar a depressão infanto-juvenil; e a segunda, a pesquisa de campo norteada pela prática etnográfica, com entrevistas e aplicação de questionários realizados no ambiente escolar e no ambiente da família e observação clínica realizada na pró-paróquia São Tiago Apóstolo. Durante esse período, foram identificadas nove crianças e adolescentes com diagnóstico de depressão infantojuvenil, sendo seis do sexo masculino e três do sexo feminino. A análise minuciosa dos conceitos e das categorias expressas nos discursos dos entrevistados permitiu elaborar explicações em que se ressaltam aspectos que orientam o pensamento e a prática desses diferentes atores (pais e professores)quando se referem à depressão infanto-juvenil.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Santospor
dc.publisher.departmentEducação e Formaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsCatólica de Santospor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectdepressão infanto-juvenilpor
dc.subjectreconhecimento da depressãopor
dc.subjectproblemas de aprendizagempor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEDUCAÇÃO E DEPRESSÃO INFANTO-JUVENIL: UMA ABORDAGEM NA PERIFERIA DA REGIÃO PORTUÁRIA DE SANTOSpor
dc.typeDissertaçãopor
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