Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unisantos.br/handle/tede/224
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Rittes, André Luís Marques Ferreira | - |
dc.creator.ID | CPF:05822147852 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4234347172052301 | por |
dc.contributor.advisor1 | Gilberto, Irene Jeanete Lemos | - |
dc.contributor.advisor1ID | CPF:07090765849 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4561982821271774 | por |
dc.date.accessioned | 2015-02-04T21:22:52Z | - |
dc.date.available | 2006-12-21 | - |
dc.date.issued | 2006-12-07 | - |
dc.identifier.citation | RITTES, André Luís Marques Ferreira. As histórias em quadrinhos na escola : a percepção de professores de ensino fundamental sobre o uso pedagógico dos quadrinhos. 2006. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2006. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.unisantos.br/handle/tede/224 | - |
dc.description.resumo | A presente dissertação tem como objetivo analisar a relação Mídia-Educação, a partir das percepções de docentes do ensino fundamental sobre a utilização pedagógica das histórias em quadrinhos (HQs). Para isso, apresenta, inicialmente, uma análise do cenário onde esta relação se desenvolve e um breve histórico do trajeto dos quadrinhos no Brasil. A partir de pressupostos teóricos baseados nos trabalhos de Adorno e Horkheimer (1999, 2003), Louis Althusser (2001), Mauro Wilton de Sousa (2001), Sonia Luyten (1989, 2000, 2005), Gonçalo Junior (2004) entre outros, que tratam da relação da indústria cultural e seus produtos - entre eles as HQs -, e a educação, passando também pela convivência da mídia com a educação formal; são discutidos os resultados da investigação realizada com vinte professoras do ensino fundamental. Ao propor neste trabalho uma reflexão sobre a relação entre a mídia e a educação, espera-se contribuir para futuras investigações envolvendo os dois eixos temáticos, educação e mídia, com foco em produtos como as HQs. | por |
dc.description.sponsorship | Universidade Católica de Santos | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Católica de Santos | por |
dc.publisher.department | Educação e Formação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | Católica de Santos | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | educação e mídia | por |
dc.subject | uso pedagógico dos quadrinhos | por |
dc.subject | cultura de massa | por |
dc.subject | modernidade e pós-modernidade | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | As histórias em quadrinhos na escola : a percepção de professores de ensino fundamental sobre o uso pedagógico dos quadrinhos | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
andre rittes.pdf | 756.38 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.