TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/224
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRittes, André Luís Marques Ferreira-
dc.creator.IDCPF:05822147852por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4234347172052301por
dc.contributor.advisor1Gilberto, Irene Jeanete Lemos-
dc.contributor.advisor1IDCPF:07090765849por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4561982821271774por
dc.date.accessioned2015-02-04T21:22:52Z-
dc.date.available2006-12-21-
dc.date.issued2006-12-07-
dc.identifier.citationRITTES, André Luís Marques Ferreira. As histórias em quadrinhos na escola : a percepção de professores de ensino fundamental sobre o uso pedagógico dos quadrinhos. 2006. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2006.por
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/224-
dc.description.resumoA presente dissertação tem como objetivo analisar a relação Mídia-Educação, a partir das percepções de docentes do ensino fundamental sobre a utilização pedagógica das histórias em quadrinhos (HQs). Para isso, apresenta, inicialmente, uma análise do cenário onde esta relação se desenvolve e um breve histórico do trajeto dos quadrinhos no Brasil. A partir de pressupostos teóricos baseados nos trabalhos de Adorno e Horkheimer (1999, 2003), Louis Althusser (2001), Mauro Wilton de Sousa (2001), Sonia Luyten (1989, 2000, 2005), Gonçalo Junior (2004) entre outros, que tratam da relação da indústria cultural e seus produtos - entre eles as HQs -, e a educação, passando também pela convivência da mídia com a educação formal; são discutidos os resultados da investigação realizada com vinte professoras do ensino fundamental. Ao propor neste trabalho uma reflexão sobre a relação entre a mídia e a educação, espera-se contribuir para futuras investigações envolvendo os dois eixos temáticos, educação e mídia, com foco em produtos como as HQs.por
dc.description.sponsorshipUniversidade Católica de Santos-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Santospor
dc.publisher.departmentEducação e Formaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsCatólica de Santospor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação e mídiapor
dc.subjectuso pedagógico dos quadrinhospor
dc.subjectcultura de massapor
dc.subjectmodernidade e pós-modernidadepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAs histórias em quadrinhos na escola : a percepção de professores de ensino fundamental sobre o uso pedagógico dos quadrinhospor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
andre rittes.pdf756.38 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.