TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
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dc.creatorPonte, Amélia Cristina Elias da-
dc.creator.IDCPF:73216640825por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6787940540951414por
dc.contributor.advisor1Saviani, Nereide-
dc.contributor.advisor1IDCPF:37785664820por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1203911603561619por
dc.date.accessioned2015-02-04T21:22:52Z-
dc.date.available2008-10-06-
dc.date.issued2004-12-13-
dc.identifier.citationPONTE, Amélia Cristina Elias da. A parceria entre a Universidade Católica de Santos e o Programa Alfabetização Solidária (1997 - 2002). 2004. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2004.por
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/226-
dc.description.resumoEste trabalho discute a visão de alfabetização presente no (ou subjacente ao) modo como o Programa Alfabetização Solidária (PAS) se organiza e orienta as parcerias com as Instituições de Ensino Superior e analisa como se manifesta a autonomia da UniSantos como uma instituição conveniada. Trata-se de estudo de caso, com base em análise documental, organizada segundo categorias prévias relativas a aspectos gerais do objeto de estudo e categorias depreendidas da sistematização de documentos oriundos do próprio PAS ou produzidos no âmbito da parceria em pauta. São examinados programas, projetos e relatórios referentes ao processo de capacitação de alfabetizadores na UniSantos, relacionando-os com as diretrizes e orientações gerais do PAS e buscando-se identificar (e refletir sobre) seus limites e possibilidades. A questão da autonomia da Instituição conveniada é discutida em relação a aspectos que ela introduz nos programas de capacitação, notadamente o tratamento a questões ambientais como temas geradores no processo de alfabetização. A discussão é feita à luz de contribuições de autores que tratam de políticas de EJA e de orientações pedagógicas para AJA. O estudo realizado permite concluir que: há um descompasso entre as orientações pedagógicas para alfabetização e o modo como o PAS se estrutura e se relaciona com as IES conveniadas; e que a autonomia da Universidade é bastante relativa, na medida em que se limita à definição de temas e procedimentos metodológicos para a capacitação dos alfabetizadores.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Santospor
dc.publisher.departmentEducação e Formaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsCatólica de Santospor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectalfabetização de jovens e adultospor
dc.subjectalfabetização solidáriapor
dc.subjectcapacitação de alfabetizadorespor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA parceria entre a Universidade Católica de Santos e o Programa Alfabetização Solidária (1997 - 2002)por
dc.typeDissertaçãopor
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