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https://tede.unisantos.br/handle/tede/226
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Ponte, Amélia Cristina Elias da | - |
dc.creator.ID | CPF:73216640825 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6787940540951414 | por |
dc.contributor.advisor1 | Saviani, Nereide | - |
dc.contributor.advisor1ID | CPF:37785664820 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1203911603561619 | por |
dc.date.accessioned | 2015-02-04T21:22:52Z | - |
dc.date.available | 2008-10-06 | - |
dc.date.issued | 2004-12-13 | - |
dc.identifier.citation | PONTE, Amélia Cristina Elias da. A parceria entre a Universidade Católica de Santos e o Programa Alfabetização Solidária (1997 - 2002). 2004. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2004. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.unisantos.br/handle/tede/226 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho discute a visão de alfabetização presente no (ou subjacente ao) modo como o Programa Alfabetização Solidária (PAS) se organiza e orienta as parcerias com as Instituições de Ensino Superior e analisa como se manifesta a autonomia da UniSantos como uma instituição conveniada. Trata-se de estudo de caso, com base em análise documental, organizada segundo categorias prévias relativas a aspectos gerais do objeto de estudo e categorias depreendidas da sistematização de documentos oriundos do próprio PAS ou produzidos no âmbito da parceria em pauta. São examinados programas, projetos e relatórios referentes ao processo de capacitação de alfabetizadores na UniSantos, relacionando-os com as diretrizes e orientações gerais do PAS e buscando-se identificar (e refletir sobre) seus limites e possibilidades. A questão da autonomia da Instituição conveniada é discutida em relação a aspectos que ela introduz nos programas de capacitação, notadamente o tratamento a questões ambientais como temas geradores no processo de alfabetização. A discussão é feita à luz de contribuições de autores que tratam de políticas de EJA e de orientações pedagógicas para AJA. O estudo realizado permite concluir que: há um descompasso entre as orientações pedagógicas para alfabetização e o modo como o PAS se estrutura e se relaciona com as IES conveniadas; e que a autonomia da Universidade é bastante relativa, na medida em que se limita à definição de temas e procedimentos metodológicos para a capacitação dos alfabetizadores. | por |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Católica de Santos | por |
dc.publisher.department | Educação e Formação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | Católica de Santos | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | alfabetização de jovens e adultos | por |
dc.subject | alfabetização solidária | por |
dc.subject | capacitação de alfabetizadores | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | A parceria entre a Universidade Católica de Santos e o Programa Alfabetização Solidária (1997 - 2002) | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
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