TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
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dc.creatorSantos, Fátima Maria dos-
dc.creator.IDCPF:11903740304por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3238455053471178por
dc.contributor.advisor1Mazzilli, Sueli-
dc.contributor.advisor1IDCPF:02778221816por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2968698836617593por
dc.date.accessioned2015-02-04T21:22:53Z-
dc.date.available2007-08-30-
dc.date.issued2007-11-15-
dc.identifier.citationSANTOS, Fátima Maria dos. A formação contínua do educador sem terra em um assentamento : alcances, limites e perspectivas. 2007. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007.por
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/227-
dc.description.resumoO Movimento dos Trabalhadores Sem Terra - MST é um movimento reconhecido em âmbito nacional e internacional, cujas práticas têm tido, até o momento, diferentes ressonâncias na sociedade. Aproximar-se das questões, em nível da formação contínua dos educadores Sem Terra, é confrontar-se com os conflitos que perpassam a dinâmica e o fazer pedagógico desse segmento social. O MST possui um projeto educacional em nível nacional que tem como meta, entre outras, a erradicação do analfabetismo dos que fazem o Movimento, o direito à escola pública e a formação de educadores. Este trabalho configura-se num processo que buscou conhecer como se materializa a formação contínua dos educadores do MST em um assentamento, e quais os princípios pedagógicos fundamentam essa formação. O estudo foi desenvolvido com os educadores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Roberto Remige, no assentamento João Batista II, em Castanhal/PA. O trabalho caracteriza-se por uma abordagem qualitativa do tipo etnográfico e valeu-se de observação, análise documental e entrevistas como instrumentos metodológicos, numa perspectiva de análise histórica, baseada em Paulo Freire (1921-1997). A pesquisa fundamenta-se nas abordagens pedagógicas do ponto de vista do MST e de autores que estudam o tema, tendo como prioridade o pensamento do educador Paulo Freire (1921-1997). A decisão de tomar os estudos freireanos como referencial teórico deste trabalho deu-se pelo fato de ser um dos teóricos a quem o MST recorre com freqüência, pela sua contribuição na construção pedagógica das escolas, assim como nos estudos de formação inicial e contínua dos educadores nos assentamentos. O estudo resgata a história do MST, abrangendo-a da gênese à consolidação e territorialização, no Brasil, por considerar que é nessa dinâmica de ocupação da terra que estão inseridas as lutas pela democratização do ensino e pela formação de educadores para atender a demanda educacional nos assentamentos. Na continuidade, se detém sobre os princípios pedagógicos que fundamentam a formação contínua do educador Sem Terra, do ponto de vista do MST, em diálogo com o referencial teórico - a pedagogia freireana - articulados às formulações de outros autores acerca da formação contínua. Em seguida, a partir dos educadores entrevistados, o estudo apresenta a experiência dos educadores, no referido assentamento, acerca da formação contínua, discutindo a intencionalidade do ato de formar que subentende uma formação de dimensão política e ideológica, a partir do assentamento, organicamente vinculada à política traçada pelo coletivo nacional de educação do MST. Por fim, dada a complexidade do estudo, haja vista o contexto de lutas sociais e políticas em que se insere, são identificados os limites, alcances e perspectivas da formação contínua para educadores sem-terra do assentamento João Batista II. Os questionamentos apresentados se configuram como inquietações, que podem desencadear novas pesquisas acerca da educação nos movimentos sociais.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Santospor
dc.publisher.departmentEducação e Formaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsCatólica de Santospor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMST: formação-identidadepor
dc.subjecteducação-escolapor
dc.subjectformação de educadorespor
dc.subjectcompromisso socialpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA formação contínua do educador sem terra em um assentamento : alcances, limites e perspectivaspor
dc.typeDissertaçãopor
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