TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
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dc.creatorMendes, Eva Cristina de Carvalho Souza-
dc.creator.IDCPF:04766400836por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3201619959372939por
dc.contributor.advisor1Martins, Angela Maria-
dc.contributor.advisor1IDCPF:89099257872por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0347666367331379por
dc.date.accessioned2015-02-04T21:22:54Z-
dc.date.available2007-08-31-
dc.date.issued2007-04-04-
dc.identifier.citationMENDES, Eva Cristina de Carvalho Souza. A gestão em unidades de educação infantil : um estudo de caso. 2007. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007.por
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/230-
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa analisa a dinâmica da gestão de uma Unidade de Educação Infantil, visando refletir sobre as relações do diretor com professores e pais e verificar como se configura esse processo. Foi desenvolvido no âmbito da linha de pesquisa Formação do Educador: dimensão político-pedagógica. O estudo de caso foi realizado em uma Unidade Municipal de Educação Infantil, no Município de Santos, Estado de São Paulo e utilizou a observação, questionários e análise de documentos e dados de matrículas e fluxo da rede municipal de educação de Santos, de 1997 a 2005. Com base nas referências teóricas de Barroso, Enguita, Lima, Lück, Nóvoa, Paro e Silva Jr., são tratadas as questões da gestão democrática. Pelos resultados verificados neste estudo, evidencia-se a relevância das relações de trabalho, no cotidiano escolar, para a realização de um trabalho cooperativo e coletivo, assim, um diretor de unidade de educação deve ter como características essenciais: liderança, organização, autonomia, ética, conhecimento, estimular o trabalho cooperativo e ser comunicativo. Fundamentalmente deve abrir espaços para a participação comunitária, respeitando o poder decisório da coletividade organizada. Para além de um papel de mero administrador burocrático impõe-se que ele efetivamente participe da ação dialética educativa qual seja, educar e ser educado.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Santospor
dc.publisher.departmentEducação e Formaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsCatólica de Santospor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação infantilpor
dc.subjectgestão pedagógica e administrativapor
dc.subjectpolíticas educacionaispor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA gestão em unidades de educação infantil : um estudo de casopor
dc.typeDissertaçãopor
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