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https://tede.unisantos.br/handle/tede/230
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Mendes, Eva Cristina de Carvalho Souza | - |
dc.creator.ID | CPF:04766400836 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3201619959372939 | por |
dc.contributor.advisor1 | Martins, Angela Maria | - |
dc.contributor.advisor1ID | CPF:89099257872 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0347666367331379 | por |
dc.date.accessioned | 2015-02-04T21:22:54Z | - |
dc.date.available | 2007-08-31 | - |
dc.date.issued | 2007-04-04 | - |
dc.identifier.citation | MENDES, Eva Cristina de Carvalho Souza. A gestão em unidades de educação infantil : um estudo de caso. 2007. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.unisantos.br/handle/tede/230 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho de pesquisa analisa a dinâmica da gestão de uma Unidade de Educação Infantil, visando refletir sobre as relações do diretor com professores e pais e verificar como se configura esse processo. Foi desenvolvido no âmbito da linha de pesquisa Formação do Educador: dimensão político-pedagógica. O estudo de caso foi realizado em uma Unidade Municipal de Educação Infantil, no Município de Santos, Estado de São Paulo e utilizou a observação, questionários e análise de documentos e dados de matrículas e fluxo da rede municipal de educação de Santos, de 1997 a 2005. Com base nas referências teóricas de Barroso, Enguita, Lima, Lück, Nóvoa, Paro e Silva Jr., são tratadas as questões da gestão democrática. Pelos resultados verificados neste estudo, evidencia-se a relevância das relações de trabalho, no cotidiano escolar, para a realização de um trabalho cooperativo e coletivo, assim, um diretor de unidade de educação deve ter como características essenciais: liderança, organização, autonomia, ética, conhecimento, estimular o trabalho cooperativo e ser comunicativo. Fundamentalmente deve abrir espaços para a participação comunitária, respeitando o poder decisório da coletividade organizada. Para além de um papel de mero administrador burocrático impõe-se que ele efetivamente participe da ação dialética educativa qual seja, educar e ser educado. | por |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Católica de Santos | por |
dc.publisher.department | Educação e Formação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | Católica de Santos | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | educação infantil | por |
dc.subject | gestão pedagógica e administrativa | por |
dc.subject | políticas educacionais | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | A gestão em unidades de educação infantil : um estudo de caso | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
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