TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/2601
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorInnocenti, Thamirys Desirée-
dc.creator.ID409.276.338-76eng
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8020904553665696eng
dc.contributor.advisor1Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3600560690195448eng
dc.contributor.referee1Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro-
dc.contributor.referee2Pereira, Maria Apparecida Franco-
dc.contributor.referee3Fusari, José Cerchi-
dc.date.accessioned2016-06-08T15:09:33Z-
dc.date.issued2016-02-25-
dc.identifier.citationINNOCENTI, Thamirys Desirée. Possibilidades formativas das HTPC'S: um olhar a partir de professores polivalentes. 2016. 281 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2016.eng
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/2601-
dc.description.resumoO presente trabalho teve por finalidade investigar quais são as possibilidades formativas desenvolvidas na Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo de uma escola pública da Baixada Santista e compreender como as possibilidades formativas se constituem nas HTPC¿s tendo como sujeitos de pesquisa professores polivalentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental I. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, onde se buscou dados que subsidiassem as questões formativas, sociais e legais associadas à temática. A pesquisa ao longo de seu processo evidenciou tratar-se de um estudo de caso, tendo como foco de seu estudo as HTPC¿s. Para isto, recorreu-se ao aporte teórico de pesquisadores como Fusari, Charlot, Nóvoa, Imbernón, Garcia, Sacristán, Pimenta, Franco, Ghedin, Libâneo, Silva Junior, entre outros. A pesquisa de campo foi elaborada através de uma abordagem qualitativa e, para a coleta de dados, foi utilizada a técnica da observação, orientada por Vianna, realizada nos meses de março a maio de 2015, em um total de sete observações, nos períodos matutino, intermediário e vespertino. Os dados da pesquisa evidenciaram limites e possibilidades formativas presentes no espaço/tempo das HTPC¿s. Os limites encontrados nas HTPC¿s foram referentes: ao tempo cronológico destinado à sua realização; a ausência da Equipe Técnico-Pedagógica e; a interação dos professores polivalentes nas HTPC¿s. Já as possibilidades formativas se apresentaram em três categorias: HTPC como espaço/tempo de escuta; HTPC como espaço/tempo de formação e; HTPC como espaço/tempo de troca de experiências/conhecimentos.eng
dc.description.abstractThis study aimed to investigate which are the formative possibilities developed in the Collective Pedagogical Work Time (HTPC, in Portuguese) of a public school located in Baixada Santista region and understand how the training possibilities are in the HTPC¿s having as research subjects polyvalent teachers in the early years of elementary school. Initially, a literature and document research was performed in order to find data that subsidize the training, social, and legal issues associated with the theme. The research, along its process showed that this is a case study, focusing on their study of the HTPC¿s. For this, we used the theoretical support of researchers like Fusari, Charlot, Nóvoa, Imbernón, Garcia, Sacristan, Pimenta, Franco, Ghedin, Libâneo, Silva Junior, among others. The field research was developed through a qualitative approach, and data collection; we used the technique of observation, guided by Vianna, held in March and May 2015 in a total of seven comments in morning, intermediate and evening periods. The survey data showed limits and training opportunities present in the space/time of HTPC¿s. The limits found in HTPC¿s were regarding: the chronological time used for their realization; the absence of Technical and Pedagogical Team; and the interaction of polyvalent teachers in HTPC¿s. The formative possibilities were presented in three categories: HTPC as space/time for listen; HTPC as space/time for training; HTPC as space/time of exchange of experience/knowledge.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESeng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Católica de Santoseng
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Educação e Comunicaçãoeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsCatólica de Santoseng
dc.publisher.programMestrado em Educaçãoeng
dc.relation.referencesINNOCENTI, Thamirys Desirée. Possibilidades formativas das HTPC'S: um olhar a partir de professores polivalentes. 2016. 281 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2016.eng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectformação em serviço; professores polivalentes; hora de trabalho pedagógico coletivopor
dc.subjecttraining; polyvalent teachers; collective pedagogical work timeeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOeng
dc.titlePossibilidades formativas das HTPC'S: um olhar a partir de professores polivalenteseng
dc.title.alternativeTraining possibilities for HTPC's: a view from the polyvalent teacherseng
dc.typeDissertaçãoeng
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Thamirys Desirée Innocenti.pdfDissertação_Mestrado em Educação2.91 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.