TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/2821
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVerni, Domeiver Elias Santiago-
dc.creator.ID055.455.478-00eng
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4104663341610913eng
dc.contributor.advisor1Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1539707598644879eng
dc.contributor.referee1Martins, Maria Angélica Rodrigues-
dc.contributor.referee2Abdalla , Maria de Fátima Barbosa-
dc.contributor.referee3Fernandes, Fabiano Silva-
dc.date.accessioned2016-07-25T14:53:42Z-
dc.date.issued2016-03-10-
dc.identifier.citationVERNI, Domeiver Elias Santiago. Egressos do programa parfor e profissionais das escolas em que atuam: olhares acerca da qualidade da educação infantil. 2016. 176 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2016.eng
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/2821-
dc.description.resumoTrata-se de pesquisa inserida em projeto do Observatório de Educação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (OBEDUC/CAPES), centrado na implantação do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor). Focaliza egressos de um curso de Pedagogia subsidiado pelo referido programa nas escolas de educação infantil em que atuam, bem como seus colegas professores e gestores escolares. A investigação integra a terceira fase desse projeto e tem como objetivo contribuir com estudos sobre as possibilidades de consolidação de política de formação nas escolas, enfocando a compreensão de professores-egressos e demais professores e gestores das mesmas unidades escolares a respeito de qualidade na educação infantil. Intenciona destacar convergências com potencial para manter e reforçar a formação declarada pelos egressos como forjada no curso concluído. Entende-se que as convergências constituem-se como laços passíveis de favorecer a sua consolidação. O estudo fundamenta-se em literatura sobre qualidade na educação escolar, com ênfase na educação infantil, destacando a formação de professores na escola e suas condições de trabalho. A pesquisa adota uma abordagem de integração dos dados, documentos e depoimentos reunidos no decorrer da investigação: observação, questionário aplicado a 24 egressos Parfor, professores e seus respectivos gestores, além de entrevista com os gestores de duas escolas municipais de educação infantil. Os resultados despertam para mais inquietações que se transformaram em conhecimento sobre escola, infância, educação infantil, qualidade e qualidade na educação infantil. Nesse sentido, arriscam-se algumas reflexões no sentido de contribuir para a melhoria da qualidade da educação infantil ofertada pelas duas escolas mantidas pelo Poder Público: envolver os egressos Parfor e os professores nos processos administrativos, pedagógicos e sociais da escola; incentivar e investir na capacitação dos profissionais de gestão e docentes; garantir momentos de formação coletiva (atendentes e professores), com discussões inerentes à infância e aos direitos humanos; estreitar a relação atendente e professor; e acelerar/agilizar as reformas e a implementação de políticas educacionais que estimulem e desenvolvam os profissionais que atuam com crianças na educação infantil.eng
dc.description.abstractIt is set in a research project of Observatory of Education of Coordination for the Improvement of Higher Level Staff (OBEDUC/CAPES), focused on the implementation of the National Plan for the Training of Basic Education Teachers (Parfor). It focuses on graduates of a course of Education subsidized by the program in pre-school schools where they work, their fellow teachers and school managers. The research is part of the third phase of this project and aims to contribute to studies on the possibilities of training policy of consolidation in schools, focusing on teachers' knowledge, graduates, teachers and administrators from the same school units concerning the quality of early childhood education. This study intends to highlight convergences with the potential to maintain and strengthen the training declared by graduates as forged in the completed course. It is understood that the convergences constitute as links to promote their consolidation. The study is based on literature about education quality in schools with emphasis on early childhood education. It also highlights the training of teachers at school and their work conditions. The research adopts a data integration approach, meeting documents and testimony during the investigation: observation, questionnaire applied to 24 Parfor graduates, teachers and their managers and interview with the managers of two municipal preschools. The results call for more concerns that have become knowledgeable about school, childhood, early childhood education, quality and quality in early childhood education. It risks some thoughts to contribute to improving the quality of early childhood education offered by both schools maintained by the Government: engage Parfor graduates and teachers in administrative, educational and social aspects of school; encourage and invest in the training of professional management and teachers; ensure moments of collective training (attendants and teachers), with discussions related to childhood and human rights; closer relationship between attendant and teacher; and speed reforms and implementation of educational policies that stimulate and develop the professionals who work with children in early childhood education.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Católica de Santoseng
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Educação e Comunicaçãoeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsCatólica de Santoseng
dc.publisher.programMestrado em Educaçãoeng
dc.relation.referencesVERNI, Domeiver Elias Santiago. Egressos do programa parfor e profissionais das escolas em que atuam: olhares acerca da qualidade da educação infantil. 2016. 176 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2016.eng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectpolítica de formação de professores; educação infantil; qualidade da educação infantil; parforpor
dc.subjectteacher education policy; early childhood education; quality of early childhood education; parforeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOeng
dc.titleEgressos do programa parfor e profissionais das escolas em que atuam : olhares acerca da qualidade da educação infantileng
dc.title.alternativeGraduates of parfor program and professionals of schools where they work: views about the quality of early childhood educationeng
dc.typeDissertaçãoeng
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Domeiver Elias Santiago Verni.pdfDissertação_Mestrado em Educação3.21 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.