TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
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dc.creatorSantos, Maria da Conceição Oliveira-
dc.creator.ID256.360.948-84eng
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5143165852257046eng
dc.contributor.advisor1Gomes, Marineide de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5335835681705245eng
dc.contributor.referee1Gomes, Marineide de Oliveira-
dc.contributor.referee2Campos, Elisabete Ferreira Esteves-
dc.contributor.referee3Pinto, Umberto de Andrade-
dc.date.accessioned2017-05-03T19:46:37Z-
dc.date.issued2017-03-21-
dc.identifier.citationSANTOS, Maria da Conceição Oliveira. Estágios obrigatórios em cursos de pedagogia a distância: tensões e possibilidades. 2017. 198 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2017.eng
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/3561-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como tema o estágio na formação do docente em cursos de Pedagogia a distância (EAD), buscando compreender o olhar de professores (as) formados (as) nessa modalidade (e que atuam profissionalmente) sobre o estágio realizado nesses cursos, identificando as tensões e as contribuições na formação acadêmica do pedagogo/professor. Com abordagem qualitativa, fazendo uso de questionários e entrevistas para a coleta de dados, o estudo tem como principais referenciais teóricos os conceitos de teoria e prática, o estágio na formação de professores/pedagogos e a educação a distância. A revisão bibliográfica realizada demonstra que o estágio supervisionado é o grande ápice da formação docente, constituindo o momento em que o aluno se aproxima da prática profissional e tem a possibilidade de refletir e tecer articulações acerca das teorias estudadas no curso. A opção pela modalidade a distância por parte do estudante ocorre devido à flexibilidade quanto aos horários de estudo, à acessibilidade dos valores das mensalidades, ao atendimento das exigências legais e à pretensão de desenvolvimento na carreira docente. O estágio supervisionado apresenta múltiplas possibilidades formativas, em um contexto de expansão do ensino superior brasileiro e, ao mesmo tempo, de mercantilização da educação superior. A maioria dos sujeitos da pesquisa relatou não ter realizado o estágio nas escolas de educação básica, conforme exigência legal, sendo o acompanhamento e a supervisão insuficientes para uma formação de qualidade. A articulação entre teoria e prática vai fazer sentido para os estudantes após o término do curso, enquanto o estágio (quando realizado) serve para ressignificar as práticas desses profissionais. Tal cenário indica a imperativa problematização da expansão dos cursos de Licenciatura em Pedagogia na modalidade EAD no Brasil nos últimos anos, pelo gigantismo dos cursos oferecidos por instituições de ensino superior privadas, bem como revela a necessária revisão dos procedimentos de regulamentação dessa modalidade educacional.eng
dc.description.abstractThis study focuses on the internship program within an Undergraduate Distance Learning Education Programs, seeking to understand how former students, now active teachers, perceive this internship and tries to identify tensions and contributions to the academic training of this teacher/educator. As a qualitative research in its core, with the use of questionnaire and interviews to collect data and main theoretical reference brings theory/practice concepts, as well as pre-teaching internship programs and distance learning. Bibliographic review showed that monitored internship is the most important phase of teacher training, when students can approach professional teaching practice and have the opportunity to reflect upon theories visited during their program as well as creating their own. The choice for distance learning programs is a result of a cost-benefit analysis, which includes schedule flexibility, affordable tuition fees, compliance with legal educational requirements and teaching career development. Monitored internship offers multiple formative possibilities, and is part of a context of expansion of Higher Education Institutions (HEI) in Brazil, and at the same time, of commodification of higher education. A great number of participants of this research reported they have not accomplished the legal requirement of completing internship time in Basic Education schools, and also that the monitoring and follow up services provided by the HEI is insufficient for proper teacher training. The articulation between theory and practice for these students will only make sense after the end of the program, while the internship (if carried) brings new meanings for the practice of these new professionals. Such scenario shows the problems of the uncontrolled expansion of Distance Learning Education Programs in Brazil in the latest years, by the huge number of programs that are offered by private HEIs, and reveals the need for revision of the procedures and provisions of this educational format.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Católica de Santoseng
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Educação e Comunicaçãoeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsCatólica de Santoseng
dc.publisher.programMestrado em Educaçãoeng
dc.relation.referencesSANTOS, Maria da Conceição Oliveira. Estágios obrigatórios em cursos de pedagogia a distância: tensões e possibilidades. 2017. 198 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2017.eng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectcurso de pedagogia; educação a distância; estágio; formação docentepor
dc.subjecteducation undergraduate program; distance learning; internship;teacher trainingeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOeng
dc.titleEstágios obrigatórios em cursos de pedagogia a distância : tensões e possibilidadeseng
dc.title.alternativeCompulsory internship in Undergraduate Distance Learning Education Programs: tensions and possibilities.eng
dc.typeDissertaçãoeng
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