TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/3601
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorReis, Jessé Camatari-
dc.creator.ID293.845.688-30eng
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3792238312085261eng
dc.contributor.advisor1Abdalla, Maria de Fátima Barbosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7099315868609771eng
dc.contributor.referee1Abdalla, Maria de Fátima Barbosa-
dc.contributor.referee2Pereira, Maria Apparecida Franco-
dc.contributor.referee3Estevão, Ana Maria Ramos-
dc.date.accessioned2017-03-15T16:55:31Z-
dc.date.issued2017-03-15-
dc.identifier.citationREIS, Jessé Camatari. A formação do professor para a educação infantil: apontamentos para a formação do leitor. 2017. 257 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2017.eng
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/3601-
dc.description.resumoEste trabalho objetiva, a partir das percepções do professor formador do curso de Pedagogia/Parfor (Decreto 6755/09), indicar elementos para a formação do professor que atua na educação infantil, bem como suas intervenções na constituição do sujeito leitor. Parte-se do pressuposto que as intervenções do professor em sala podem contribuir na constituição e formação do sujeito leitor. A pesquisa, de abordagem qualitativa, desenvolve-se em três etapas. A primeira centra-se na contribuição de estudiosos sobre a temática da leitura, evidenciando-se a obra de Monteiro Lobato e documentos oficiais, que tratam das práticas de leitura para a educação infantil. A segunda se desenvolve por meio da aplicação de questionário junto aos professores-estudantes da Pedagogia/Parfor. E a terceira ocorre mediante realização de entrevistas com professores formadores. Ao tratar da formação do professor para a formação do leitor, identificam-se três categorias de análise: hábitos de leitura; influência da leitura na formação do leitor; e desafios/dificuldades no contexto de formação de professores para a atuação docente na formação do leitor. Como resultados, evidenciam-se a importância de se discutir e problematizar a leitura e o que é ler, bem como o papel do professor e suas intervenções na formação de novos leitores no espaço da educação infantil.eng
dc.description.abstractThis paper aims to indicate elements for the training of teachers who work in children's education, as well as their interventions in the constitution of the reader subject, based on the perceptions of the pedagogical teacher of the Pedagogia / Parfor course (Decree 6755/09). It is assumed that the interventions of the teacher in the classroom can contribute to the constitution and formation of the reader. The research, of qualitative approach, is developed in three stages. The first focuses on the contribution of scholars on the subject of reading, evidencing the work of Monteiro Lobato and official documents, which deal with reading practices for children's education. The second one is developed through the application of a questionnaire to the teacher-students of Pedagogy / Parfor. And the third occurs through interviews with teacher trainers. When dealing with teacher training for the formation of the reader, three categories of analysis are identified: reading habits; Influence of reading in the formation of the reader; And challenges / difficulties in the context of teacher training for the teaching performance in the formation of the reader. The results show the importance of discussing and problematizing reading and reading, as well as the role of teachers and their interventions in the formation of new readers in the area of early childhood education.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Católica de Santoseng
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Educação e Comunicaçãoeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsCatólica de Santoseng
dc.publisher.programMestrado em Educaçãoeng
dc.relation.referencesREIS, Jessé Camatari. A formação do professor para a educação infantil: apontamentos para a formação do leitor. 2017. 257 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2017.eng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectformação do professor; formação de leitores na educação infantil; hábitos de leiturapor
dc.subjectteacher training; training of readers in early childhood education; reading habitseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOeng
dc.titleA formação do professor para a educação infantil: apontamentos para a formação do leitor.eng
dc.title.alternativeThe teacher formation for children's education: notes for the formation of the reader.eng
dc.typeDissertaçãoeng
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jesse Camatari Reis.pdfDissertação_Mestrado em Educação 2.13 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.