TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/3861
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVilalva, Adriana Mallmann-
dc.creator.ID290.166.258-79eng
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5460640849461759eng
dc.contributor.advisor1Franco , Maria Amélia do Rosário Santoro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3600560690195448eng
dc.contributor.referee1Franco, Maria Amélia do Rosário Santoto-
dc.contributor.referee2Pinto, Alexandre Saul-
dc.contributor.referee3Mendes, Marcel-
dc.date.accessioned2017-08-22T12:48:27Z-
dc.date.issued2017-06-22-
dc.identifier.citationVILALVA, Adriana Mallmann. O conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) no ensino do direito: um estudo exploratório. 2017. 161 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação em Educação, Santos, 2017 .eng
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/3861-
dc.description.resumoTomando por base que o conhecimento profissional dos professores possui repercussão no aprendizado de seus alunos e tendo em vista que os docentes que lecionam em grande parte dos cursos de Direito não possuem formação pedagógica, remontando ao ensino dogmático, bancário, discutem-se, os aspectos relacionados ao conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK), o qual tem sido estudado em diversas áreas de formação de professores, mas ainda é pouco estudado pelos profissionais do Direito no Brasil. O PCK compreende um tipo de conhecimento importante na definição de um corpo de conhecimentos profissionais e auxilia na estruturação das práticas pedagógicas do docente do curso de Direito.Para tanto foram utilizados os construtos de Lee Shulman, o conhecimento pedagógico do conteúdo e o modelo de raciocínio pedagógico e ação. Assim, a presente investigação teve por objetivo realizar um estudo teórico sobre o conceito de PCK analisando suas implicações na prática docente de um professor do curso de Direito. Para tanto, foram utilizados instrumentos múltiplos de coletas de dados: elaboração de um diário de campo que retratou o acompanhamento de um semestre letivo de uma docente do curso de Direito; entrevistas; análise de seu plano de ensino, questões pós observação. Os dados foram transportados para o software de análise Atlas Ti e analisados com base na proposta operativa de Minayo (2006) utilizando as categorias do MRPA proposto por Shulman. O PCK compreende um tipo de conhecimento importante na definição de um corpo de conhecimentos profissionais e auxilia na estruturação das práticas pedagógicas do docente do curso de Direito. A análise de dados nos permitiu compreender que não basta o conhecimento do conteúdo específico da matéria a ser ministrada, é necessário um corpo de saberes para que o ensino possa ser transformado em aprendizado.eng
dc.description.abstractConsidering that teachers¿ professional knowledge has strong influence in students¿ learning processes and also that Law School professors have not necessarily been trained in Pedagogical and teaching skills, thus resort to a more dogmatic and teacher-centered style, this study proposes a discussion about the aspects related to Pedagogical Content Knowledge which has been studied in several areas of teacher training, but not deeply enough by the Law professionals in Brazil. In order to better understand the topic, we studied Lee Shulman¿s constructs ¿ Pedagogical Content Knowledge (PCK) and the Pedagogical Reasoning and Action Framework (PRAF). Therefore, the question that triggered this investigation is: to carry out a theoretical research and study of the concept of PCK and what are its repercussions on the teaching practice of a Law school professor; to observe and understand how a teacher assimilated the concept of PCK and how she deals with the content of the subject she teaches and how her teaching practice was shaped. To that end, we used multiple tools for the collection of data: the creation of a field journal that reports the observation of classes of a Law School professor during one school term; interviews; the analysis of her teaching plan, and post-observation questions. Data has been analyzed having the practical proposals formulated by Minayo (2006) and the categories of PRAF, proposed by Shulman. PCK comprises of an important kind of knowledge when establishing bodies of professional knowledge and enables the structuring of teaching practices of Law School professors. Data analysis allowed us to understand that it is not enough knowledge of the specific content of the subject to be taught, you need a body of knowledge to that teaching can be transformed into learning.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Católica de Santoseng
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Educação e Comunicaçãoeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsCatólica de Santoseng
dc.publisher.programMestrado em Educaçãoeng
dc.relation.referencesVILALVA, Adriana Mallmann. O conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) no ensino do direito: um estudo exploratório. 2017. 161 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação em Educação, Santos, 2017 .eng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectconhecimento pedagógico do conteúdo; raciocínio e ação pedagógica; prática docente; curso de direitopor
dc.subjectpedagogical content knowledge; pedagogical reasoning and action; teaching practice; Law schooleng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOeng
dc.titleO conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) no ensino do direito: um estudo exploratório.eng
dc.title.alternativePCK, pedagogical reasoning and action and teaching in law schooleng
dc.typeDissertaçãoeng
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Adriana Mallmann Vilalva.pdfDissertação_Mestrado em Educação 2.79 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.