TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/3881
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNieves, Maria Rosario Garcia-
dc.creator.ID069.923.618-56eng
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9492957778661516eng
dc.contributor.advisor1Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3600560690195448eng
dc.contributor.referee1Franco, Maria Amélia do Rosário Santoto-
dc.contributor.referee2Pinto, Alexandre Saul-
dc.contributor.referee3Mendes, Marcel-
dc.date.accessioned2017-08-22T14:24:33Z-
dc.date.issued2017-06-22-
dc.identifier.citationNIEVES, Maria Rosario Garcia. O professor iniciante de língua inglesa e a influência do mentor na construção de seus conhecimentos profissionais. 2017. 235 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, Santos, 2017eng
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/3881-
dc.description.resumoEsta pesquisa, de caráter exploratório, insere-se na temática da iniciação profissional do professor iniciante de Língua Inglesa e na construção de seus conhecimentos relacionados à profissão docente. Com teóricos como Carlos Marcelo-Garcia, Maria da Graça Mizukami e Lee Shulman, o trabalho teve como objetivo geral analisar a influência do mentor no desenvolvimento dos conhecimentos inerentes à profissão docente de Língua Inglesa, desmembrando-o nos seguintes objetivos específicos: a) identificar um perfil do Professor Iniciante de Língua Inglesa e sua destinação profissional inicial; b) identificar e analisar os diferentes conhecimentos presentes na prática docente de professores iniciantes de Língua Inglesa e c) investigar possíveis influências da mentoria em suas práticas pedagógicas. Os passos iniciais da pesquisa incluíram pesquisa bibliográfica e de literatura, e a coleta de dados empíricos se deu por conta de questionários exploratórios divulgados em grupos em redes sociais relacionados à disciplina. Dados coletados em questões de cunho quantitativo foram tratados numericamente, e questões abertas, com aspectos do Discurso do Sujeito Coletivo, aplicados a questões-chave relacionadas aos objetivos específicos. Resultados obtidos apresentaram perfis do professor iniciante de Língua Inglesa, influência da formação docente em sua prática e as influências positivas do acompanhamento de mentores ou colegas mais experientes, como aumento na confiança em em sala de aula e na construção de conhecimentos profissionais, como a fusão do conhecimento específico de Língua com o conhecimento Pedagógico, gerando o Conhecimento Pedagógico do Ensino de Língua Inglesa.eng
dc.description.abstractThis research, of exploratory matter in its essence, takes part of the discussion of professional development of beginning English teachers and the construction of professional knowledge, connected to teaching. Based on studies by Carlos Marcelo-Garcia, Maria da Graça Mizukami and Lee Shulman, among others, the main objective was to analyze the mentor¿s influence on the professional development and of the construction of knowledge essential to teaching. In order to achieve it, the main objective was broken down into the following specific ones: a) to identify a profile of the beginning English teacher as well as their first professional destination; b) to identify and analyze the different kinds of knowledge found in the practice of beginning English teachers and c) to investigate possible influences of mentoring their teaching practice. First steps of research included bibliographic and literature research and empirical data were collected through exploratory questionnaires, released on social media groups related to English Language Teaching. Quantitative data were analyzed by their results in numbers and data originated from open questions were analyzed following aspects of the Discourse of the Collective Subject theory, which were applied to key-questions related to the specific objects. Results provided profiles of Beginning English Teachers, the influence of undergraduate teacher training programs in their practice and the positive impacts of Mentoring, either by mentors or more experienced peers, such as empowerement in the classroom, on the construction and development of Professional Knowledge related to Teaching English, such as the fusion of Specific Content Knowledge with Pedagocical Knowledge, creating Pedagogical Knowledge of English Language Teaching.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Católica de Santoseng
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Educação e Comunicaçãoeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsCatólica de Santoseng
dc.publisher.programMestrado em Educaçãoeng
dc.relation.referencesNIEVES, Maria Rosario Garcia. O professor iniciante de língua inglesa e a influência do mentor na construção de seus conhecimentos profissionais. 2017. 235 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, Santos, 2017.eng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectprofessor de língua inglesa; professor iniciante de língua inglesa; mentor; conhecimentos profissionaispor
dc.subjectenglish teacher; beginning english teacher; mentor; professional knowledgeeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOeng
dc.titleO professor iniciante de língua inglesa e a influência do mentor na construção de seus conhecimentos profissionaiseng
dc.title.alternativeThe Beginning Teacher and the Mentor¿s Influence in the construction of Professional Knowledgepor
dc.typeDissertaçãoeng
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria Rosario Garcia Nieves.pdfDissertação_Mestrado em Educação 2.75 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.