TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Gestão de Negócios
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dc.creatorAssêncio, Eduardo Wilson-
dc.creator.IDCPF:01570893802por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1004016034491366por
dc.contributor.advisor1Tinoco, João Eduardo Prudêncio-
dc.contributor.advisor1IDCPF:06556841820por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0498982900607590por
dc.date.accessioned2015-02-04T21:38:44Z-
dc.date.available2009-05-13-
dc.date.issued2008-10-30-
dc.identifier.citationASSNCIO, Eduardo Wilson. Contribuição ao estudo da influência dos valores no desempenho empresarial. 2008. 136 f. Dissertação (Mestrado em Organização e gestão) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008.por
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/463-
dc.description.resumoA dissertação teve como objetivo principal pesquisar, analisar e avaliar valores individuais, originados de valores humanos e seus desmembramentos no desenvolvimento dos valores coletivos, enfocando sua influência no ambiente organizacional, identificando como esses influenciam e impactam seus resultados econômicos. Ademais, procurou-se associar os valores com os comportamentos em uma empresa alimentícia, explicitando quais valores e de que forma eles operam no ambiente organizacional, buscando estabelecer os impactos no desempenho produtivo desta empresa e, como conseqüência no seu desempenho econômico. A empresa passou por forte processo de re-estruturação organizacional e verificou-se como os valores impactaram nesse processo de mudança. A metodologia adotada consistiu numa pesquisa exploratória e no desenvolvimento de um Estudo de Caso Único. No que tange à pesquisa exploratória empreendeu-se leituras em obras de diversos pesquisadores, dentre outros, Rokeach (1968, 1973, 1981), Inglehart (1991, 1994), Schwartz (1990, 1992, 1995), Tamayo e Schwartz (2001, 2005), Weber (1958), Senge (1994), Genelot (1992), Morin (1999), Pereira et al (2005) e Borges (2005). Quanto ao Estudo de Caso Único, utilizou-se a metodologia estabelecida por Yin (2004, 2005), estruturada sobre um processo de re-estruturação organizacional da empresa Moinho Paulista, localizada em Santos. Realizou-se pesquisa de campo, utilizando dados numéricos, análise observatória de eventos, entrevistas envolvendo trabalhadores, média e alta gerência, direção e acionistas, com o objetivo de entender os valores presentes nos processos vivenciados por essa empresa. A pesquisa de campo foi estruturada com base no modelo de Inventário de Valores de Schwartz (SVI), aplicada na empresa, que foi alvo de experiência do pesquisador, com a finalidade de, a partir das medidas encontradas, correlacionar os valores que estiveram presentes no processo de desestruturação e posterior recuperação econômica desta empresa. A metodologia para inventariar valores com base em Schwartz consistiu de entrevistas, com o uso de questionário destinado a identificar os valores predominantes dos vários grupos que constituem a empresa, dentre os 60 valores que compõem os dez tipos motivacionais determinados por Schwartz. Esses tipos motivacionais determinantes de uma estrutura de valores possuem 2 eixos: eixo autotranscendência x autopromoção e conservação x abertura às mudanças. Os resultados alcançados propiciaram identificar uma empresa com predominância de autotranscendência, orientada para valores coletivos que visam o bem-estar do grupo em detrimento das premissas pessoais. Em oposição os indivíduos apresentaram baixa valorização de elementos voltados para a autopromoção. Os valores dominantes foram segurança familiar, trabalho e harmonia interior e os de menor relevância foram poder social, respeito à tradição, reconhecimento social, autoridade e influente. De forma complementar, a pesquisa permitiu comparar a influência dos valores a determinadas circunstâncias às quais os indivíduos estão sujeitos, tais como idade, grau de instrução e gênero. Cotejou -se os valores do grupo alvo com os do grupo gerencial, constatando-se neste último grupo predominância de valores voltados à abertura e às mudanças, o que os caracteriza como liderança do processo de re-estruturação a que a empresa foi submetida. Conclui o trabalho a verificação de aplicabilidade do Inventário de Schwartz no ambiente empresarial, fornecendo bases para formatação de estratégias voltadas ao crescimento humano, como meio de conquistar maior adesão dos indivíduos às metas de produtividade e crescimento da organização.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Santospor
dc.publisher.departmentOrganização e gestãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsCatólica de Santospor
dc.publisher.programMestrado em Gestão de Negóciospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectvalorespor
dc.subjectSchwartz, tipo motivacionalpor
dc.subjectautotranscendênciapor
dc.subjectcomportamentopor
dc.subjectdesempenhopor
dc.subjectprodutividadepor
dc.subjectagregação de resultadopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleContribuição ao estudo da influência dos valores no desempenho empresarialpor
dc.typeDissertaçãopor
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