TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Gestão de Negócios
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dc.creatorSalguero, Justino-
dc.creator.IDCPF:61225526por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1182656620801086por
dc.contributor.advisor1João, Belmiro do Nascimento-
dc.contributor.advisor1IDCPF:00420436898por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5455434263444485por
dc.date.accessioned2015-02-04T21:38:48Z-
dc.date.available2010-05-03-
dc.date.issued2010-03-25-
dc.identifier.citationSALGUERO, Justino. Competitividade e qualidade do mercado de café no Brasil : uma análise por meio do modelo do diamante de Porter. 2010. 128 f. Dissertação (Mestrado em Organização e gestão) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2010.por
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/479-
dc.description.resumoEsta pesquisa examina a competitividade e sua relação com a qualidade do café industrializado no Brasil por meio das empresas Café Canecão Ltda., Torrefações Noivacolinenses Ltda. e Torrefação e Moagem de Café Serra da Grama Ltda., que utilizaram a melhoria dos seus produtos como estratégia de crescimento. Dentro do atual cenário competitivo, que teve a desregulamentação do mercado do café, a mudança de hábitos dos consumidores, a segmentação e a diferenciação dos produtos, elas optaram pela estratégia de diferenciação, através do incremento da qualidade, realizando alterações nas atividades que compõem a cadeia de valores. Este trabalho foi fundamentado no Diamante de Porter (1989), que estabeleceu os quatro determinantes: condições de fatores; condições de demanda; indústrias correlatas e de apoio; estratégia, estrutura e rivalidade entre as empresas; e ainda, as variáveis: o acaso e o governo. A verificação do Diamante de Porter foi conduzida por meio do confronto de dez enunciados teóricos, abrangendo os quatro determinantes, bem como o papel do governo. Dos elementos do modelo são indicados aqueles que apresentam aderência total e suas contradições, por exemplo, a sofisticação do mercado interno no Brasil. Desse modo é apresentado um resultado onde o modelo do Diamante de Porter é validado a partir dos dados obtidos através das entrevistas nas empresas mencionadas e dados secundários do mercado. A pesquisa mostrou que mesmo tendo havido melhorias na qualidade e crescimento do mercado, o setor do café ainda não alcançou a competitividade preconizada pelo Diamante de Porter.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Santospor
dc.publisher.departmentOrganização e gestãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsCatólica de Santospor
dc.publisher.programMestrado em Gestão de Negóciospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectdiamante de Porterpor
dc.subjectcafépor
dc.subjectestratégiapor
dc.subjectcompetitividadepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleCompetitividade e qualidade do mercado de café no Brasil : uma análise por meio do modelo do diamante de Porterpor
dc.typeDissertaçãopor
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