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https://tede.unisantos.br/handle/tede/499
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Oliveira, Rodrigo Nunes de | - |
dc.creator.ID | CPF:28161105839 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0227670647679928 | por |
dc.contributor.advisor1 | Junqueira, Luciano Antonio Prates | - |
dc.contributor.advisor1ID | CPF:06134513849 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3186420006807999 | por |
dc.contributor.referee1 | Vidal, Soraia Maria do Socorro Carlos | - |
dc.contributor.referee1ID | CPF:02225319839 | por |
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dc.contributor.referee2 | Aguiar, Maria Aparecida Ferreira de | - |
dc.contributor.referee2ID | CPF:02715422768 | por |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5510163393782490 | por |
dc.date.accessioned | 2015-02-04T21:39:24Z | - |
dc.date.available | 2007-10-30 | - |
dc.date.issued | 2006-09-28 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Rodrigo Nunes de. O processo de privatização do porto de Santos e o terceiro setor. 2006. 143 f. Dissertação (Mestrado em Organização e gestão) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2006. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.unisantos.br/handle/tede/499 | - |
dc.description.resumo | Em meio a mudanças econômicas provocadas pelo cenário global, os portos internacionais e nacionais lutam por ganhos em eficiência e competitividade que encontram a partir do processo de privatização. Com a implantação da Lei dos Portos 8.630/93 é criado um novo Órgão Gestor de Mão-de-Obra (OGMO), que muda a lógica da relação capital e trabalho no interior dos portos nacionais e faz despontar uma nova forma de gestão da produção no Porto de Santos. Por força da lei, surge uma nova figura organizacional com a finalidade de gerenciar a mão-deobra portuária avulsa que retirou dos sindicatos o seu papel gestor. O OGMO é um órgão público privado como uma organização do Terceiro Setor. Essa nova instância de gestão que integra capital e trabalho tem a função de fornecer, treinar, supervisionar e contratar mão-de-obra portuária avulsa a ser utilizada pelos operadores e usuários portuários. O OGMO, ao gerenciar a mão-deobra, contribui para o aumento do fluxo de mercadorias considerado estratégico para o desenvolvimento do porto. Foi feita uma pesquisa que pretende compreender o caráter inovador da mudança portuária, buscando privilegiar a inovação social que está presente na criação do OGMO, que traz em seu bojo uma nova perspectiva de gestão para os trabalhadores e para o Porto de Santos. Essa pesquisa, realizada junto aos trabalhadores avulsos portuários, revela que o órgão gestor inova a relação do trabalhador com o Porto, mas outros vêem esse órgão apenas como um meio de atender os interesses do capital, deixando o trabalhador avulso à margem do processo de mudança do porto. Outros que têm uma visão positiva da mudança e a percebem como algo que renova a própria gestão. Essa mudança ocasionou também a renovação tecnológica que demanda um novo tipo de trabalhador. Em um sistema de mão-de-obra como o do trabalho avulso, é necessária uma fiscalização por parte do órgão gestor para garantir os acordos coletivos de trabalho, o que parece não ocorrer. | por |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Católica de Santos | por |
dc.publisher.department | Organização e gestão | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | Católica de Santos | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Gestão de Negócios | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | privatização | por |
dc.subject | terceiro setor | por |
dc.subject | gestão social | por |
dc.subject | gestão de mão-de- obra | por |
dc.subject | gestão portuária | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | por |
dc.title | O processo de privatização do porto de Santos e o terceiro setor | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Gestão de Negócios |
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