TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Gestão de Negócios
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dc.creatorOliveira, João Luis Alves de-
dc.creator.IDCPF:03694439854por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4935073538592137por
dc.contributor.advisor1Akabane, Getulio Kazue-
dc.contributor.advisor1IDCPF:52821987815por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9871502614355970por
dc.date.accessioned2015-02-04T21:39:27Z-
dc.date.available2006-12-18-
dc.date.issued2006-06-19-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, João Luis Alves de. Representatividade e perfil do microempresário do setor de serviços da cidade de Santos. 2006. 119 f. Dissertação (Mestrado em Organização e gestão) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2006.por
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/509-
dc.description.resumoEste trabalho representa uma tentativa de compreender melhor o funcionamento e a importância da rede de microempresas instaladas na cidade de Santos, sob a ótica dos estudos e pesquisas desenvolvidos na área do conhecimento corporativo da chamada Gestão das Organizações. Foram feitas pesquisas de campo a partir da elaboração e aplicação de entrevistas no sentido de identificar as principais características e o modus operanti administrativo no campo amostral definido pela pesquisa. A adequada análise dos dados foi pautada pela constituição de referenciais crítico-analíticos a partir da literatura técnica, necessária para fundamentar a comparação e para compreender melhor as fragilidades e os potenciais corporativos aqui tematizados. Esse tipo de avaliação dos dados foi estruturado no sentido de tornar-se possível adoção de planos de melhoria, com sugestões de perspectivas, de planejamente e de conseqüente crescimento. A configuração da atividade econômica específica foi feita estabelecida com base nos dados quantitativos e qualitativos colhidos pelos questionários aplicados. Este trabalho está dividido em seis capítulos: no primeiro, foi destacada a importância de um plano de desenvolvimento, por meio de conceitos de microempresa, as formas de planejamento e a estratégia da microempresa, os seus desafios e a competências com considerações sobre o processo de globalização. No segundo capítulo, foi feito um estudo específico da microempresa de serviços na região metropolitana de Santos, por meio de índices com descrição da cidade de Santos e como as microempresas estão progredindo, as necessidades para alcançarem o sucesso, abordando conceitos sobre inteligência competitiva, formulando estratégias e a diversificação. No terceiro capítulo, são apresentados os princípios norteadores dos negócios de sucesso. No quarto capítulo, foi composto um estudo de caso propriamente dito, com a caracterização das microempresas estudadas, o perfil do empresário, o planejamento, a tomada de decisões com a abordagem sobre a organização, direção e controle. No quinto capítulo, são retomadas as referências crítico-bibliográficas que dão suporte para o estudo dos casos e dos dados colhidos na amostra definida pela pesquisa. O sexto capítulo constitui a conclusão do trabalho.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Santospor
dc.publisher.departmentOrganização e gestãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsCatólica de Santospor
dc.publisher.programMestrado em Gestão de Negóciospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectmicroempresapor
dc.subjectplanejamento estratégicopor
dc.subjectsetor de serviçospor
dc.subjectdesenvolvimentopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleRepresentatividade e perfil do microempresário do setor de serviços da cidade de Santospor
dc.typeDissertaçãopor
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