TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Gestão de Negócios
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dc.creatorRocha, João Luiz Hollanda da-
dc.creator.IDCPF:35997478734por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2229903903043013por
dc.contributor.advisor1Porto, Paulo Costacurta de Sá-
dc.contributor.advisor1IDCPF:02553026811por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3851033592036079por
dc.contributor.referee1Junqueira, Luciano Antonio Prates-
dc.contributor.referee1IDCPF:06134513849por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3186420006807999por
dc.contributor.referee2Robles, Léo Tadeu-
dc.contributor.referee2IDCPF:27182967804por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8551187107403202por
dc.date.accessioned2015-02-04T21:39:32Z-
dc.date.available2012-10-22-
dc.date.issued2012-03-31-
dc.identifier.citationROCHA, João Luiz Hollanda da. Redes organizacionais : terminais de contêineres. 2012. 152 f. Dissertação (Mestrado em Organização e gestão) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2012.por
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/522-
dc.description.resumoO porto de Santos é um dos maiores da América Latina e quaisquer alterações estruturais nas redes organizacionais dos terminais refletem em todos os outros portos brasileiros, e até mesmo nos da América Latina, dada a sua importância. O porto de Santos passou por diversos estágios: o monopólio privado, o monopólio público e, por último, a operação entregue à iniciativa privada de forma concorrencial. A presente dissertação procurou analisar os terminais de contêineres durante sua evolução e desenvolvimento no porto de Santos desde a criação do primeiro terminal até os estudos e projetos dos novos terminais. Tal análise serve para determinar as redes organizacionais e o dinamismo dessas redes nos momentos pesquisados. Inicialmente para o estudo, traçou-se a evolução internacionalmente dos portos durante o processo de globalização e as mudanças ocorridas no transporte marítimo no mundo; posteriormente houve a análise do desenvolvimento e evolução do porto de Santos, de forma a buscar-se a caracterização dos terminais de contêineres nas diversas fases dessa evolução. Com a lei de modernização dos portos no Brasil, teve-se um divisor claro de cenários, passando novos atores e organizações a fazer parte desse contexto, bem como a dinamizar as redes organizacionais de relacionamento e, ainda, a modificar tais relações, principalmente com o afastamento do setor público da operação propriamente dita, deixando, com isto, para a iniciativa privada a gestão dos terminais especializados de contêineres. Procura-se analisar tais dinâmicas através das teorias sociais; em particular, as que estudam as redes sociais e organizacionais. Conclui-se o estudo do fenômeno com uma análise de redes, empregando-se uma ferramenta de rede social, o programa NodeXL que utiliza o Microsoft Excel para produzir e visualizar os padrões e associações dessas redes - o que dificilmente seria possível através de qualquer outro meio - além de fornecer uma série de métricas. Para tanto, também, fez-se necessário uma pesquisa de campo englobando os clusters do setor para o desenho dos diversos cenários e constituição das redes de relacionamento.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Santospor
dc.publisher.departmentOrganização e gestãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsCatólica de Santospor
dc.publisher.programMestrado em Gestão de Negóciospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectportopor
dc.subjectPorto de Santospor
dc.subjectlei de modernização dos portospor
dc.subjectterminal de contêinerespor
dc.subjectredes organizacionaispor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleRedes organizacionais : terminais de contêinerespor
dc.typeDissertaçãopor
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