TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Saúde Coletiva
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/590
Type: Dissertação
Title: Estudo epidemiológico na população residente na Baixada Santista-Estário de Santos : avaliação da morbidade respiratória e de exposição aos contaminantes ambientais
Author(s): Neto, Dorival Washington da Silva
First Advisor: Pereira, Luiz Alberto Amador
First member of the board: Braga, Alfésio Luis Ferreira
Second member of the board: Martins, Lourdes Conceição
Abstract: Introdução: A região do Estuário de Santos e São Vicente correspondem a áreas de exposição a contaminantes ambientais como alvo da dispersão inadequada e indevida de lixos e resíduos industriais tóxicos na superfície e no subterrâneo. Objetivos: Avaliar a prevalência de sintomas respiratórios nos moradores das áreas contaminadas, comparando com uma área não contaminada. Métodos: Estudo transversal de base populacional, avaliando 4 áreas identificadas pela CETESB como contaminadas por organoclorados e metais pesados (Pilões/Água Fria, Cubatão Centro, São Vicente Continental, e Vicente de Carvalho) e 1 área não contaminada como controle (Bertioga). Amostra probabilística resultando em 820 domicílios por área, utilizando questionário validado de morbidade referida. Foram avaliadas as doenças respiratórias controlando para tabagismo e exposição ocupacional, análise descritiva das variáveis de estudo e a prevalência dos desfechos respiratórios por área, calculando a razão de chances através de modelos de regressão logística univariados e múltiplos. O nível de significância foi de 5%, sendo incluídas as vaiáveis significativas em modelos de regressão logística múltiplos. Resultados: Houve uma perda média de 20% de domicílios em cada área, totalizando 3920 domicílios entrevistados, ou 14926 pessoas avaliadas. A prevalência de doenças respiratórias em cada área foi maior que a área controle de Bertioga: 25% em Pilões-Cubatão, 50% no Centro de Cubatão, 27% em São Vicente, 47% no Guarujá (Vicente de Carvalho). No modelo de regressão logística multivariado tendo a área não contaminada com referência, a razão de chances foram 1,29 (IC95%: 1,16;1,44), 1,37 (IC95%: 1,37;1,69), 1,20 (IC95%: 1,08;1,34) e 1,50 (IC95%: 1,35;1,67) para Pilões/Água Fria, Cubatão Centro, São Vicente Continental e Guarujá (Vicente de Carvalho). Conclusões: Existem evidências que a prevalência de doenças respiratórias na bacia aérea das áreas contaminadas por organoclorados e metais é significativamente maior do que em área não contaminada, propondo estudos longitudinais para a investigação desses achados.
Keywords: poluição ambiental
organoclorados
metais pesados
metais tóxicos
Baixada Santista
estuário
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Language: por
Country : BR
Publisher: Universidade Católica de Santos
Institution's Acronym: Católica de Santos
Department: Saúde Coletiva
Program: Mestrado em Saúde Coletiva
Citation: NETO, Dorival Washington da Silva. Estudo epidemiológico na população residente na Baixada Santista-Estário de Santos : avaliação da morbidade respiratória e de exposição aos contaminantes ambientais. 2012. 114 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2012.
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/590
Issue Date: 22-Jun-2012
Appears in Collections:Mestrado em Saúde Coletiva

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Estudo.pdf9.35 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.