TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/6261
Tipo: Dissertação
Título: Educação para a diversidade na perspectiva da inclusão social a partir de percepções de professores sobre a formação docente
Título(s) alternativo(s): Education for diversity from the perspective of social inclusion based on the educators¿ perceptions of teacher education
Autor(es): Dias, Joselito Batista
Primeiro Orientador: Abdalla, Maria de Fátima Barbosa
Primeiro membro da banca: Abdalla, Maria de Fátima Barbosa
Segundo membro da banca: Pinto, Alexandre Saul
Terceiro membro da banca: Alves, Cristovam da Silva
Quarto membro da banca : Rolim, Modesto Leite
Resumo: A formação de professores é tema presente e debatido em meio a diversos segmentos da sociedade e, sobretudo, pelo universo dos professores, seja da educação básica e/ou do ensino superior. Há, certamente, muitas perguntas que servem de base para refletir sobre a formação docente e sua preparação para atuarem em um contexto educacional caracterizado pela diversidade e repleto de desafios. Dentre essas perguntas, a que orienta a realização da pesquisa traz a seguinte questão-problema: quais são as percepções dos professores dos anos finais do Ensino Fundamental (EF II) sobre sua formação e atuação docente frente a um cenário de diversidades e desafios nas escolas públicas, em especial, no contexto de Juazeiro do Norte/CE? A pesquisa tem, então, por objetivo, compreender as percepções dos professores de FF II sobre sua formação e atuação docente em sala de aula frente a uma educação para diversidade e inclusão social. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que se fundamenta em algumas noções de Bourdieu (1997, 1998a) e Freire (2006, 2007, 2016); além de pesquisadores da área de formação de professores (NÓVOA, 1992, 1995, 1997; RODRIGUES; ESTEVES, 1993; GATTI, 2000; 2010; PIMENTA, 2002; ABDALLA, 2006, 2015a, 2016b, 2017; ANDRÉ, 2011) e aqueles que se debruçam em questões referentes à educação para a diversidade e para a inclusão social (GIMENO SACRISTÁN, 2002; ARANTES, 2006; RODRIGUES, 2006; SANTOS 2006; CANDAU, 2008b, CANEN; XAVIER, 2011; CRAYA, 2013, ALMEIDA; ABDALLA, 2017; ABDALLA, 2019b, entre outros). Estes referenciais teóricos embasam os conhecimentos acerca da diversidade da sociedade brasileira, as diferenças no contexto escolar e a formação e atuação de professores. A investigação se articula com o projeto de pesquisa maior intitulado ¿O Professor do Ensino Fundamental II: políticas, práticas e representações¿, no âmbito do Grupo de Pesquisa/CNPq ¿Instituições de Ensino: políticas e práticas pedagógicas¿. Para este estudo, a abordagem metodológica se desenvolve em três etapas: a primeira aborda uma pesquisa bibliográfica; a segunda trata da aplicação de questionário; e a terceira realiza entrevistas semiestruturadas, aprofundando os dados coletados anteriormente. A análise dos dados fundamenta-se nos referenciais teóricos já indicados e na técnica da análise de conteúdo (BARDIN, 2007). Os resultados finais indicam que: a) os professores de EF II lidam diariamente com a diversidade e incontáveis desafios em suas salas de aula; b) a formação, advinda das licenciaturas, não os deixa devidamente preparados para a realidade com a qual vão se defrontar no contexto escolar; e c) a escola pode se constituir em um espaço de aprendizagem de novas estratégias para (co) construir conhecimentos junto as suas turmas de alunos, desde que sejam oferecidas condições de trabalho coletivo e que seus agentes/atores possam acolher professores e alunos, no desenvolvimento de seu projeto político pedagógico e no enfrentamento dos desafios do cotidiano escolar, a fim de se assumir uma educação para a diversidade e que seja mais inclusiva. Espera-se, com este trabalho, instigar discussões, reflexões e críticas acerca da formação e atuação de professores do EF II, que protagonizam a ação de mediadores da construção do conhecimento junto a seus alunos e em um cenário educacional de diversidades e desafios para que se possa alcançar uma educação mais inclusiva.
Abstract: Teacher training is a theme that is present and debated in the midst of different segments of society and, above all, by the teachers¿ universe, whether in basic and/or higher education. There are certainly many questions that serve as a basis for reflecting on teacher education and on their preparation to work in an educational context characterized by diversity and filled with challenges. Among these questions, the one that guides this research project brings the following question-problem: What are the teachers¿ perceptions of the final years of Elementary Education (EE II), in the context of a school in the municipal public school network of Juazeiro do Norte/CE, about their training as teachers in the face of an education for diversity from the social inclusion perspective? This is a qualitative research based on some notions of Bourdieu (1997, 1998a) and Freire (2006, 2007, 2016); in addition to researchers in the teacher education area (NÓVOA, 1992, 1995, 1997; RODRIGUES; ESTEVES, 1993; GATTI, 2000, 2010; PIMENTA, 2002; ABDALLA, 2006, 2015a, 2016b, 2017; ANDRÉ, 2011) and who deal with issues related to education for diversity and social inclusion (GIMENO SACRISTÁN, 2002; RODRIGUES, 2006; SANTOS, 2006; CANEN; XAVIER, 2011; CRAYA, 2013, ALMEIDA; ABDALLA, 2017; ABDALLA, 2019b, among others). These theoretical references are the base of the knowledge about the diversity of Brazilian society, the differences in the school context, and teacher training. The investigation is linked to the larger research project titled ¿The Elementary Education II Teacher: Policies, practices, and representations,¿ within the scope of the ¿Educational Institutions: Pedagogical policies and practices¿ Research Group/CNPq. For this study, the methodological approach is developed in three stages: The first addresses a survey of the literature; the second one deals with the application of a questionnaire, while the third conducts semi-structured interviews, deepening the data previously collected. Data analysis is based on the theoretical frameworks already referred to and on the content analysis technique (BARDIN, 2007). The initial results indicate that: a) EE II teachers deal with diversity and countless challenges in their classrooms on a daily basis; b) training, resulting from undergraduate degrees, does not prepare them adequately for the reality they will face in the school context, and c) the school can become a space for learning new strategies to (co)build knowledge with their student classes, provided that collective work conditions are offered and that their agents/players can welcome teachers and students in the development of their pedagogical political project and in facing the challenges of everyday school life to assume an education for diversity that is more inclusive. This study is hoped to instigate discussions, reflections, and criticism about EE II teacher training and performance, as they are the protagonists of knowledge construction mediation with their students and in an educational scenario of diversities and challenges so that an education that can meet diversity and is more inclusive can be achieved.
Palavras-chave: diversidades e desafios; formação inicial e profissionalização docente; ensino fundamental II; educação para a diversidade.; Inclusão social
teacher training; elementary education II; education for diversity; social inclusion
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Católica de Santos
Sigla da Instituição: Católica de Santos
Departamento: Centro de Ciências da Educação e Comunicação
Programa: Mestrado em Educação
Citação: DIAS, Joselito Batista. Educação para a diversidade na perspectiva da inclusão social a partir de percepções de professores sobre a formação docente. 2020. 171 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2020
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/6261
Data do documento: 12-Ago-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Joselito Batista Dias.pdfDissertação_Mestrado em Educação1.27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.