TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/682
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLima, Waldísia Rodrigues de-
dc.creator.ID047.215.328-57por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4899507078393026por
dc.contributor.advisor1Martins, Maria Angélica Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1539707598644879por
dc.contributor.referee1Martins, Maria Angélica Rodrigues-
dc.contributor.referee2Martins, Angela Maria-
dc.contributor.referee3Abdalla, Maria de Fátima Barbosa-
dc.date.accessioned2015-03-26T17:46:03Z-
dc.date.issued2011-11-21-
dc.identifier.citationLIMA, Waldísia Rodrigues de. Conselhos escolares e resultados de avaliação em larga escala (IDEB): uma interlocução possível sobre qualidade da educação escolar? 2011. 164 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2011.por
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/682-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objeto de estudo os Conselhos Escolares (CEs) de escolas municipais de ensino fundamental da cidade de Cubatão. O problema investigado pode ser resumido na questão: qual o lugar da avaliação em larga escala, representada pelo IDEB, nas discussões dos CEs? O estudo tem como objetivo investigar a atuação dos CEs no que se refere à qualidade da educação escolar, no caso, representada por uma avaliação externa. A investigação apresenta duas grandes justificativas. Primeira: a necessidade de aprofundamento da análise sobre os efeitos, os reflexos da avaliação externa na escola, considerando-se a publicidade dada aos seus resultados, as implicações para a gestão municipal e a colocação da escola sob acompanhamento, em virtude de seus resultados. Segunda: a necessidade de examinar como se dá a atuação do CE, o que pode ser um indicador de sua consolidação como instrumento de gestão democrática. O trabalho de campo está concentrado nos CEs de três escolas municipais. O estudo realizado apresenta enfoque qualitativo, com análise das diretrizes sobre os CEs, o IDEB e do conteúdo das atas de reuniões dos CEs. Além disso, foi analisado questionário aplicado pela rede municipal de ensino sobre os CEs a 47 diretores de escola do mesmo município. Apoiam este trabalho autores que discutem a atuação de colegiados e de gestão democrática, entre eles: Barroso (1996), Bordignon (2004), Dourado (2004), Gadotti (2004), Martins (2005), Scheinvar e Algebaile (2005), Silva (2006) Freire (2007), Libâneo (2008), Lima (2008), e Saviani (2009). Serão igualmente considerados autores como: Vianna (2000) Afonso (2009) e Freitas (2009), que analisam a avaliação nas políticas educacionais. Os dados analisados indicam que os CEs pesquisados atuam como instrumento de gestão democrática. Não discutem explicitamente o IDEB como indicador de qualidade da educação escolar, mas discutem questões fundamentais para a garantia de qualidade da educação escolar: a utilização de recursos financeiros oriundos de programas federais e municipais, com fins pedagógicos, e foco no aluno; questões disciplinares como a elaboração coletiva de códigos de conduta; reivindicação de pessoal técnico-administrativo e professores para suprir a falta de pessoal; acompanhamento e deliberação sobre projetos educacionais, mostrando um envolvimento em questões pertinentes ao universo escolar.por
dc.description.abstractThe objects of study of this work have been the municipal school councils (CEs) of the municipality of Cubatão. The problem under investigation can be summarized in the following question: What is the role that large evaluation, represented by the IDEB, plays in the CEs discussions. The aim of the study is to investigate the CEs actions regarding to the formal elementary education quality, in this case, represented by a external evaluation. The research introduces two strong justifications for that. First: the need for further analysis on the effects, the consequences of external evaluation on the school taking into account the publicity given to the its results, the repercussion for the municipal management and placing of the school under monitoring in consequence of the results. Second: the need of examining how the CE works, what can be an indicator of its consolidation as an instrument for the democratic management. The field work is concentrated in there municipal schools CEs. The study presents a qualitative approach, analyzing the guiding principle of the CEs, the IDEB and the content of CEs meeting minutes. In addition, we analyzed questionnaires applied on CEs and to 47 school principals in the same municipality. Several authors that discuss the attainments of collegiate and the public management support this work: Barroso (1996), Bordignon (2004), Dourado (2004), Gadotti (2004), Martins (2005), Scheinvar & Algebaile (2005), Silva (2006), Freire (2007), Libâneo (2008), Lima (2008) and Saviani (2009). Also, we will take into account other authors that analyze the educational policy evaluation, like:Vianna (2000), Afonso (2009) e Freitas (2009). The data analyzed show that the CEs under investigation behave as democratic management instrument. They do not explicity discuss fundamental issues to guarantee the schooling education quality: the use of financial resources from federal and municipal programs with pegagogic aims and focused on the student; disciplinary issues like the collective elaboration of conduct codes; demand for technical administrative personnel and teachers to address the lack of personnel, monitoring and decision on educational projects, therefore, they show envelopment in issues relevant to the schooling scope.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Santospor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Educação e Comunicaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsCatólica de Santospor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.relation.referencesLIMA, Waldísia Rodrigues de. Conselhos escolares e resultados de avaliação em larga escala (IDEB): uma interlocução possível sobre qualidade da educação escolar? 2011. 164 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2011.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectConselho escolar; qualidade escolar; avaliação educacionalpor
dc.subjectschool councils; formal elementary education quality; education evaluationeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONALpor
dc.titleConselhos escolares e resultados de avaliação em larga escala (IDEB): uma interlocução possível sobre qualidade da educação escolar?por
dc.title.alternativeSchool councils and results from large scale evaluations (IDEB): an interlocution possible on the scholar education quality. Master Thesis in Education.eng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Waldísia Rodrigues de Lima - pdf.pdfDissertação_Mestrado em Educação2.05 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.