TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7185
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBarreiros, Maria do Carmo Pierry-
dc.creator.ID018.005.108-37pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9033532465681889pt_BR
dc.contributor.advisor1Monfredini, Ivanise-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4534611937031694pt_BR
dc.contributor.referee1Monfredini, Ivanise-
dc.contributor.referee2Venco, Selma Borghi-
dc.contributor.referee3Abdalla, Maria de Fátima Barbosa-
dc.contributor.referee4Gomes, Marineide de Oliveira-
dc.date.accessioned2021-10-06T20:49:09Z-
dc.date.available2021-06-28-
dc.date.available2021-10-06T20:49:09Z-
dc.date.issued2021-06-28-
dc.identifier.citationBARREIROS, Maria do Carmo Pierry. Trabalho e projeto de vida: com a palavra, as jovens mulheres do ensino médio integral de escolas estaduais da Cidade de Santos-SP. 2021. 203 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós Graduação em Educação, 2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/7185-
dc.description.resumoO presente estudo tem por objetivo geral analisar as relações entre ensino médio público em tempo integral, o projeto de vida e o trabalho na percepção das jovens mulheres ¿ os sujeitos desta pesquisa. Desenvolvido na linha de pesquisa, Políticas Públicas Educacionais, foi organizado em três temas: (i) Contextos de Influências na Construção das Políticas Públicas de Ensino Integral e a Inclusão do Projeto de Vida e do Trabalho no Ensino Médio; (ii) Sobre o trabalho e o trabalho das mulheres; (iii) Sobre as Juventudes, o Direito à Educação e o Ensino Integral das Jovens Mulheres. Os fundamentos teórico-metodológicos para a composição da temática basearam-se nos objetivos específicos de cada tema. Para o primeiro e o terceiro temas adotou-se a análise do ciclo de políticas públicas iniciadas na década de 1980. Para o segundo tema procedeu-se a uma análise das ocupações das mulheres, em períodos específicos. Os temas aportam subsídios à análise de abordagem qualitativa descritiva e relacional, desenvolvida em categorias analíticas, que congregam as descrições das relações entre o projeto de vida, o trabalho e o Programa de Ensino Integral (PEI) na percepção de alunas de escolas públicas que participaram das atividades propostas. A partir de tais análises identificou-se potencialidades que deveriam ser incrementadas e incentivadas e fraquezas que poderiam ser minimizadas, ou excluídas, por meio de ações, de projetos, de programas e de políticas públicas para os jovens, conciliados entre si e com o processo de expansão das escolas em tempo integral da rede escolar do Estado de São Paulo, sob a égide da Nova Gestão Pública, e do Currículo Paulista alinhado à Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio.pt_BR
dc.description.abstractThis study is generally intended for the analysis of the connections between full-time public secondary education, life project and work in the perception of young women ¿ the subjects of this research. Developed according to the Educational Public Policies, it was organized in three themes: (i) Contexts of Influences in the Construction of Public Policies for Integral Education and the Inclusion of Life Project and Work in High School; (ii) work and women's work; (iii) the Youth, the Right to Education and Integral Education of Young Women. The theoretical-methodological foundations that compose each theme were based on the specific objectives of each theme. For the first and third themes, the cycle of public policies initiated in the 1980s was analyzed. For the second theme, women's occupations in specific periods were analyzed. The themes provide subsidies for a descriptive and relational qualitative analysis, developed in analytical categories, which gather the descriptions of the connections between the life project, work and the Integral Education Program (PEI) in the perception of public-school female students who participated in the proposed activities. These analyses identified the capabilities that should be improved and encouraged, and the weaknesses that could be minimized or excluded through actions, projects, programs and public policies for young people, aligned with one another and with the expansion process of full-time schools in the public school network of the State of São Paulo, pursuant to the New Public Management, and the Educational Curriculum of the State of São Paulo in line with the Common National Curriculum Base for Secondary Education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica de Santospt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Educação e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsCatólica de Santospt_BR
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopt_BR
dc.relation.referencesBARREIROS, Maria do Carmo Pierry. Trabalho e projeto de vida: com a palavra, as jovens mulheres do ensino médio integral de escolas estaduais da Cidade de Santos-SP. 2021. 203 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós Graduação em Educação, 2021pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectprojeto de vida; trabalho das mulheres; jovens mulheres; políticas públicas de educação; PEIpt_BR
dc.subjectlife project; women's work; young women; public education policies; PEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleTrabalho e projeto de vida : com a palavra, as jovens mulheres do ensino médio integral de escolas estaduais da Cidade de Santos-SPpt_BR
dc.title.alternativeWork and life project : perceptions of young women attending full-time high school at public schools in the City of Santos, State of São Paulopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria do Carmo Pierry Barreiros.pdfDissertação_Mestrado em Educação4.39 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.